A paz é construída coletivamente, a partir de desejos individuais

            A “Semana da Paz”, que desenvolveu atividades e promoveu a discussão desse tema no ambiente escolar, foi encerrada na última sexta-feira, dia 22, com encontros dos alunos do Ensino Fundamental II, do turno da manhã, com o capelão do Colégio São Paulo da Cruz, padre Roberto Luiz Ferreira, CP. As turmas foram acolhidas, no teatro, pela coordenadora do 6º ano do EF ao 3º ano do EM, Elisabeth Alves, que falou aos alunos da importância de se ter atitudes de paz em relação aos colegas, professores, direção, coordenação e funcionários. “A paz é essencial para termos uma convivência saudável e podermos desenvolver nossas atividades”, salientou.

 

            Padre Roberto saudou os alunos e parabenizou-os pelo “Dia do Estudante”, comemorado em 11 de agosto. O religioso convidou os alunos a meditarem sobre a paz, lembrando que ela é uma virtude que precisa ser construída em grupo. Paz, segundo ele, é diferente de sossego e é sempre inquieta. “A paz nos coloca em relação ao outro”, salientou.

 

            Em seguida, padre Roberto convidou os alunos a ouvirem uma música, cuja letra trata da importância de se construir a paz, em todos os ambientes, para que neles reine o amor e a compreensão. O religioso proclamou um trecho do Evangelho de São João que trata da paz. “No ambiente escolar é preciso haver respeito para com os colegas e professores, evitar preconceitos e práticas condenáveis como o bullying”, ressaltou. Ao final, todos se levantaram e rezaram, juntos, a oração do “Pai Nosso”.

 

            Na quinta-feira, dia 21, os alunos do Ensino Médio, expuseram no pátio uma bandeira gigante com a impressão de suas mãos. Eles colocavam a mão na tinta, depois a encostavam nas mãos dos colegas e, a seguir, todos as colocavam no tecido. De acordo com Beth, a bandeira é um símbolo de que a paz só é possível se construída coletivamente, partindo de desejos individuais. Acompanhados do professor de Ensino Religioso, Daniel Vicensi, ao violão, eles cantaram em homenagem à paz.

 

Ensino Fundamental I

            Também no turno da tarde, o capelão padre Roberto Ferreira, CP, realizou o momento de reflexão com alunos do Ensino Fundamental I para o encerramento da “Semana da Paz”. Os estudantes cantaram as canções da Semana e foram convidados a levar a reflexão das atividades escolares sobre o tema para as famílias, difundindo ainda mais os valores que cultivam a paz.

 


 

{gallery}/2014/encerramentosemana{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra