Colégio marca “gol de placa” com projeto Futebologia

            Os alunos e toda a equipe de professores, coordenação e direção do Colégio São Paulo da Cruz marcaram um “golaço” com o projeto Futebologia, cuja culminância se deu no final de maio. Lançado no início do ano, ele teve como objetivo aproveitar o evento da Copa do Mundo para levar os alunos a pesquisarem e desenvolverem trabalhos sobre os países envolvidos. Numa proposta multidisciplinar, as turmas buscaram informações sobre a política, a economia, questões sociais, cultura, religião e esporte.

 

            Segundo a coordenadora do 6º ano do EF ao 3º ano do EM, Elisabeth Alves, houve um grande envolvimento do corpo docente e as turmas ficaram muito motivadas. Na apresentação dos trabalhos feitos pelos 8º e 9º anos, optou-se por vídeos nos quais sobrou criatividade. Músicas e imagens típicas de cada país foram utilizadas para tornar mais agradáveis o grande volume de informações apresentadas. Os principais ídolos do esporte, da cultura e da política também foram mostrados.

 

            Algumas turmas produziram vídeos sobre as religiões professadas pelos habitantes dos países que participarão da Copa do Mundo. Aquelas que possuem maior número de adeptos, como o Catolicismo, o Protestantismo e o Islamismo dividiram espaço com outras que são menos difundidas, mas tão importantes como as outras, como o Budismo e o Xintoísmo.

 

            As turmas de 2º anos do Ensino Médio produziram artigos de opinião sobre os pontos positivos e negativos trazidos pela Copa do Mundo. Em seguida, eles elaboraram vídeos sobre o tema. Segundo explicou o aluno Gustavo para os colegas convidados a assistir, o objetivo é levar as pessoas a refletirem sobre contraste entre os elevados gastos que o Governo brasileiro teve para organizar a Copa e os sérios problemas que o país enfrenta em áreas como saúde, educação, transporte e segurança. “Não queremos colocar ninguém contra a Copa, mas precisamos de dar um basta nessas desigualdades sociais”, salientou o aluno.

 

            Veja a seguir a avaliação feita por alguns professores sobre os frutos colhidos no desenvolvimento desse projeto:

 

             “O trabalho contou com a participação dos professores do 8º e 9º anos e tinha como principal objetivo fazer com que os alunos pudessem conhecer os países participantes da copa, com uma abordagem mais profunda, visando aspectos como: situação socioeconômica, religião, lendas e personalidades marcantes do país pesquisado. Essa abordagem proporcionou aos alunos entrar em contato com uma gama de informações, sobre diversos países, extrapolando a questão do futebol. Os países foram divididos entre as salas, 8º e 9º anos (quatro por sala), ao final das apresentações, em sala, o professor responsável por cada turma, selecionava dois trabalhos para a culminância do projeto no auditório.”

Weliton da Silva Leão, professor de Matemática

 

             “Pesquisar e descobrir. Desvendar e assumir. Reconhecer e valorizar. Surpreender e se apaixonar! Estes foram nossos grandes objetivos: proporcionar momentos de reflexão, desenvolvendo o senso crítico com responsabilidade e argumentação consistente sobre a realidade brasileira no momento em que o país torna-se sede do maior evento de futebol mundial.

 

            Paixão pelo futebol? Falta de compaixão para com os brasileiros? Os frutos colhidos, através dos vídeos produzidos pelos alunos dos 2º MS e 2º MC com base em artigos de opinião escritos pelos mesmos, não poderiam ter sido melhores. Além do compromisso com a pesquisa, qualidade das produções e criatividade, compartilhamos com os demais alunos do colégio a oportunidade de refletir sobre o tema “A supervalorização do futebol x desigualdade social: soluções para um mundo mais humano e menos desigual.” A mostra de vídeos aconteceu no dia 04/06, sob minha orientação e do professor Daniel Vicensi (Filosofia), que parabenizam a todos os alunos envolvidos no projeto. Vocês brilharam!”

Fernanda Flores, professora de Produção de texto

 


 

{gallery}/2014/culminancia{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra