Copa do Mundo: Futebol e Arte

            A uma semana da Copa do Mundo FIFA, uma exposição sobre o assunto no Colégio São Paulo da Cruz, impressiona. O trabalho produzido pela área de Educação Física do turno da manhã, traz a história, curiosidades, grandes ídolos e imagens do esporte que é a paixão do brasileiro, o futebol.

 

            A exposição “Copa do Mundo: Futebol e Arte” é dividida em diversos painéis e objetos. Entre eles, há pôsteres de todas as seleções brasileiras que disputaram copas, com destaque para os grandes ídolos, como Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldo Fenômeno.

 

Cartazes, logomarcas e mascotes produzidos para os torneios também estão expostos. Há ainda uma réplica da Taça da Copa do Mundo, troféu admirado e desejado pelas 32 seleções que participam do campeonato este ano.

 

Você sabia que, cada uma, das 12 sedes brasileiras, tem um cartaz próprio? Estas imagens também fazem parte do acervo, despertando a curiosidade dos visitantes.

 

Até a polêmica Jabulani, bola que virou protagonista na Copa de 2010, está representada, junto com outras companheiras, no espaço “As bolas da Copa”. A Brazuca, de 2014, também está lá.

 

De acordo com o responsável pela pesquisa e construção do acervo, professor Reinaldo de Oliveira, a exposição mostra que futebol no Brasil faz parte da história da população. “Começou com amadorismo, mas foi ganhando tanto destaque que se profissionalizou e hoje é amado por milhões de pessoas”, afirma.

 

Para Reinaldo, só o fato de o futebol ter um torneio exclusivo, mostra que é forte e importante para o mundo todo. “Diferente das olimpíadas, que congregam várias modalidades, a copa é exclusiva do futebol, atraindo multidões a cada edição.”

 

A exposição “Copa do Mundo: Futebol e Arte” fica no Teatro do Colégio São Paulo da Cruz até quarta-feira, 11 de junho. Exceto no sábado, 7, quando estará na área da cantina, dentro da programação do “Arraiá Passionista”.

 


 

{gallery}/2014/futebolearte{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra