Ensino Médio no Museu da Inquisição

             Nos dias 23 de abril e 02 de maio, as turmas de 1º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de voltar à Idade Média e conhecer uma história que, por muitas décadas, não foi contada, devido à intolerância humana.

 

Por meio de painéis e réplicas de pinturas de artistas famosos como o pintor espanhol Francisco Goya, H. Leconte, Picart e outros, os estudantes tiveram uma aula interdisciplinar (História, Artes, Literatura e Sociologia) no Museu da História da Inquisição no Brasil.

 

Lá, eles conheceram documentos originais e livros antigos do século XV ao XIX, além de objetos e réplicas de equipamentos de tortura em tamanho real. Também foi possível consultar sobrenomes das vítimas (cristãos-novos, nome dado aos judeus forçados à conversão) da Inquisição, que durou três séculos e meio, tanto em Portugal como no Brasil.

 

            Outro ambiente que impressionou os alunos foi a sala “Memorial dos Nomes”, dedicada aos brasileiros vítimas da Inquisição. Nela constam os nomes e números dos processos de condenação dessas vítimas da crueldade e da intolerância religiosa em nosso país.

            O Museu da Inquisição fica no bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte, e é o primeiro do país exclusivamente dedicado a esse período histórico.

 


 

{gallery}/2014/inquisicao{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra