Mostra Literária Passionista encanta convidados

Teatro, música, poema, literatura e diversas outras produções marcaram a Mostra Literária Passionista – Culminância de Projetos Artísticos e Literários da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, realizada em 27 de setembro.

 

            Durante toda a manhã, atividades variadas envolveram as famílias, que se impressionaram com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano em todas as turmas.

 

            Elisangela Dorico, mãe do Davi, do Maternal II, participou pela primeira vez da Mostra e estava encantada. “A produção e a organização das apresentações são de alto nível. Gostei muito de ver como a escola se dedica no aprendizado dos nossos filhos”, destacou.

 

            Opinião parecida teve o pai do Brian, do 4º ano, Armando Penha Júnior. “Achei excelente todas as apresentações. Em especial a do 4º ano, que produziu um livro maravilhoso com os alunos, que os incentiva a serem verdadeiros escritores”, concluiu o pai.

 

Maternal

Na Educação Infantil, as turmas se dedicaram aos trabalhos manuais e foram incentivados a se expressarem por meio de apresentações teatrais e contação de histórias.

 

Os alunos do Maternal II trabalharam o tema “Ciranda Musical”, com a seleção de músicas que estimula o desenvolvimento intelectual da criança, promove a integração, oportunizando a expressão de sensações, sentimentos e pensamentos.

 

Já o Maternal III construiu um mundo lúdico com a “Casa de Brinquedos”, inspirada na obra do músico brasileiro Toquinho. Os alunos se apresentaram, contando histórias, brincando e se divertindo com as famílias.

 

1º e 2º Períodos

            As turmas de 1º Período representaram a história do livro “Dona Baratinha”, que mostra valores importantes como amizade, respeito e solidariedade. Fantoches, ilustrações e outros recursos foram utilizados na dramatização.

 

            Para estimular nos alunos das turmas de 2º Período o reconhecimento de sua própria identidade e a valorização da diversidade racial, as crianças trabalharam com o livro “A Bonequinha Preta”. Por meio de esquetes teatrais, elas mostraram que aprenderam direitinho o tema do projeto.

 

Ensino Fundamental I

            Os trabalhos apresentados pelas turmas do Ensino Fundamental I comprovaram que os alunos aprendem variados assuntos, em diversas áreas do conhecimento.

 

O 1º ano trouxe o tema “Fauna e Meio Ambiente”, dando continuidade a projetos estudados desde o início do ano letivo. O foco do trabalho foram a importância de se preservar o meio ambiente, a fauna e também as pessoas e aproximar as crianças com outros seres e espécies, que podem contribuir para o bem estar de todos.

 

            As turmas de 2º ano produziram uma peça teatral, com o reconto do clássico “A Cigarra e a Formiga”. As apresentações para as famílias aconteceram entre os dias 23 e 26 de setembro e impressionaram pela dedicação dos alunos, cenário e representação emocionante. Durante a Mostra, os visitantes puderam conferir fotos dos espetáculos.

 

            Já o 3º ano trabalhou o livro “Três Formigas Amigas”. Para realização da apresentação teatral foram utilizadas metodologias diversificadas como: aula dialogada, pesquisas, produção de textos, músicas e dramatizações. Durante todo o processo os alunos fizeram trabalhos em sala que refletissem valores como amizade, verdade, respeito, carinho, amor e honestidade.

 

            Os pequenos escritores das turmas de 4º ano apresentaram o livro que reúne todas as produções poéticas feitas em sala de aula. O Projeto Literário “Poetas do 4º ano” trouxe como cada aluno enxerga ações como brincar, emocionar, divertir e convencer. Ainda no teatro, os estudantes apresentaram alguns desses poemas e, no pátio, receberam o livro completo, compartilhando-o com as famílias e autografando alguns exemplares.

 

           “No Caminho… Aconteceu!” é o projeto das turmas de 5º ano, em que os alunos estão escrevendo textos sobre suas vivências neste ano. Todo o material, com fotos e outros registros, será publicado em uma única coletânea, e o lançamento, previsto para novembro, terá autógrafos e apresentações culturais. Durante a Mostra, os pais tiveram a oportunidade de conhecer como esse trabalho está sendo realizado em sala de aula.

 


 

{gallery}/2014/tardepass{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra