Palestras ajudam na escolha profissional

             Fazer a escolha do curso para o qual vai prestar vestibular é, quase sempre, uma tarefa difícil para os jovens. Com o aumento do número de cursos ofertados, a situação se complica ainda mais. Vários quesitos são levados em conta, como a vocação de cada um, a influência dos pais e parentes, além das possibilidades profissionais e o nível salarial. Avaliar todos esses fatores muitas vezes dá um nó na cabeça do aluno, que precisa de ajuda para discernir.

 

            O Colégio São Paulo da Cruz desenvolve um projeto de orientação profissional, que visa ajudar seus alunos a conhecerem melhor algumas profissões. Numa parceria com a PUC Minas Barreiro, neste mês de maio três palestras foram ministradas para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

 

A coordenadora do 6º ano do Ensino Fundamental ao EM, Elisabeth Alves, explicou que o objetivo é levar informações aos alunos sobre diversos cursos para que eles possam acertar na sua escolha.

 

            A professora de Engenharia Civil da PUC Minas Barreiro, Juliana Torres Bonaldo, falou sobre o curso, no dia 12, no teatro. Ela explicou que além da construção de prédios e casas, a Engenharia civil está envolvida com várias obras que interferem diretamente na vida das pessoas, como estradas, pontes, viadutos e saneamento básico. “O engenheiro civil tem que ser criativo e encontrar soluções para melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo e o custo das obras”, salientou.

 

            A preservação do meio ambiente deve ser outra preocupação constante do profissional da Engenharia Civil. Juliana exibiu fotos de uma casa verde, na Austrália, que foi construída para aproveitar a energia solar, a água da chuva e outros recursos naturais. A professora lamentou que no Brasil muito ainda precisa ser feito para evitar desperdícios nas obras e na preservação do meio ambiente. “São desafios que os futuros engenheiros terão que enfrentar para que esses problemas sejam resolvidos”, assinalou.

 

Ciências Contábeis e Empreendedorismo

            Nos dias 13 e 15 de maio, os alunos participaram das palestras do curso Ciências Contábeis e Administração, respectivamente.

 

            A professora Fátima Maria Penido Drumond, membro do Colegiado da PUC Minas Coração Eucarístico e coordenadora de Extensão do Curso Ciências Contábeis, apresentou a profissão que, segundo ela, é uma das que estão em ascensão no mercado.

 

            No último dia, a palestra foi com a professora Paula Karina Salume, membro do Colegiado do curso de Administração da PUC Minas. Contando um pouco de sua história pessoal e profissional, ela mostrou aos alunos como é importante desenvolver habilidades empreendedoras e ter perfil de protagonista nos dias atuais. Para entrar e se manter no mercado é preciso conhecimento, criatividade e determinação, afirmou a especialista aos alunos.

            De acordo com a coordenadora pedagógica Elisabeth Alves, até o fim do ano outras atividades e palestras serão realizadas com os alunos, favorecendo a descoberta da vocação profissional.

 


 

{gallery}/2014/orientacao{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra