Alunos convidados para apresentar trabalho no Festival de Ciências na Escócia

O trabalho “Limpeza autossustentável: a utilização do D-limoneno da casca de frutas cítricas para a produção de desengordurante natural”, que um grupo de alunos do Colégio São Paulo da Cruz apresentou na mostra “UFMG – Jovem – 2016”, foi selecionado para participar do “Festival Internacional de Ciências de Edimburgo”, na Escócia, na edição de abril de 2017. A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Ana Carolina Figueiredo, Lucas Moreira Costa, Rodrigo Taite Mendes e Vinicius Dias Quaresma Pereira, do 2º ano do EM, sob orientação da profa. de Química, Flávia Alves Ramalho.

A seleção dos trabalhos que irão participar do “Festival Internacional de Ciências de Edimburgo” foi feito por pesquisadores do Programa Olimpíadas do Conhecimento – conhecido como Rede POC -, que atua em parceria institucional com Feiras escolares, regionais, nacionais e outros tipos de eventos científicos que envolvam jovens pesquisadores do ensino básico, seus projetos e mentores. O objetivo é dar oportunidade para que estudantes brasileiros representem o país em experiências de feiras de ciências no exterior.

            O diretor acadêmico do Programa Olimpíadas do Conhecimento, prof. Dr. Ozimar Pereira, elogiou a criatividade e a mobilização dos alunos do Colégio São Paulo da Cruz. A informação foi passada ao professor Gabriel Nascimento, que tem contato com ele por meio do grupo de extensão da Faculdade de Educação da UFMG, onde realiza sua pesquisa de Mestrado.

            Utilizando cascas de frutas cítricas, os alunos extraíram o D-limoneno, que demonstrou ser um eficiente desengordurante natural. Sua utilização pode ser feita tanto no campo industrial, para lavagem de peças, quanto no ambiente doméstico.

 


{gallery}/2016/dlimoneno{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra