Alunos fazem a Primeira Comunhão e prosseguem na sua caminhada de fé

O grande dia para os catequisandos finalmente chegou. Depois de um ano de preparação, no domingo, dia 10, eles fizeram a Primeira Comunhão e puderam participar da mesa eucarística. O grupo chegou cedo à Paróquia Santa Luzia, acompanhado dos pais, demais familiares e amigos. Usando túnicas brancas e chinelos, eles se mostravam felizes de poderem, a partir daquele dia, participar plenamente da missa. A celebração foi presidida pelo capelão do Colégio São Paulo da Cruz, padre Aurélio Miranda, CP.

O grupo participou da procissão de entrada, junto com o sacerdote. Nas escadas do presbitério, uma toalha dourada com um grande cálice com vinho e um pão simbolizavam a ceia eucarística. A catequista Elza Aparecida de Souza Pessoa, a Elzinha, convidou alguns catequisandos para fazerem as leituras.

Por coincidência, o evangelho do domingo tratava da eucaristia e padre Aurélio aproveitou para reforçar a importância de o grupo de pré-adolescentes poder receber o corpo e o sangue do Senhor. O sacerdote salientou que a formação que eles receberam durante a catequese os fez entender coisas importantes da Bíblia, do amor de Deus e da missão da Igreja Católica.

 

Amar a Deus

            Padre Aurélio alertou os catequisandos de que, aos poucos, eles iriam se acostumar com o ágape, que é o imenso amor que Deus tem por todas as pessoas. O sacerdote explicou que vamos aprendendo a amar a Deus aos poucos e, quando nos damos conta, ficamos imersos nesse amor. O sacerdote assinalou que aquela era a primeira de milhares de ceias eucarísticas que eles iriam participar. “Cabe aos pais motivar os filhos a participarem junto com eles da vida da Igreja”, ressaltou.

            Em seguida, todos os catequisandos acenderam suas velas no Círio Pascal e rezaram junto com padre Aurélio, pedindo a luz de Deus nas suas vidas. Alguns catequisandos participaram da procissão do ofertório e, durante a consagração, o sacerdote convidou a todos para subirem ao presbitério e ficarem à sua volta. Eles rezaram juntos e, ao final, comungaram.

            Antes da bênção final, a catequista Elzinha parabenizou os catequisandos e agradeceu a confiança da direção do Colégio São Paulo da Cruz e dos padres Passionistas. O diretor geral do Colégio Carlos Cotta e a coordenadora pedagógica, Janeth Ferreira, agradeceram a dedicação de Elzinha e lhe ofereceram flores. “O Colégio sempre se preocupou em dar continuidade à formação religiosa dos seus alunos, que é iniciada por suas famílias”, assinalou Cotta.

{gallery}/2016/primeiracomunhao{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra