Campanha da Fraternidade em sala de aula

           O Colégio São Paulo da Cruz está trabalhando atividades relacionadas à Campanha da Fraternidade 2017 com todas as turmas. O tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.

            Cada série tem desenvolvido o trabalho pedagógico de acordo com o que é recomendado para a idade. Nas turmas de 7º ano, por exemplo, os alunos tiveram aulas expositivas, vídeos, produção de textos e reflexão, dentro da disciplina de Educação Religiosa.

            Mas a proposta é uma só: dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos, especialmente à luz do Evangelho. A depredação dos biomas e a chamada crise ecológica também são colocadas em evidência.

 

O que é a Campanha da Fraternidade

             É um projeto desenvolvido com as comunidades cristãs, católicas ou não, com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil. A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir.

             A Campanha da Fraternidade sempre começa na quarta-feira de cinzas e acontece durante o ano todo! Muitas pessoas acham que ela termina depois da Páscoa, mas não. A motivação dos temas segue até dezembro.

Com a palavra, nossa aluna:

 Os três Rs – Reduzir, reciclar e reutilizar – são fundamentais para os biomas. São as formas que devemos adotar e colocar as ideias em prática, fazendo valer à pena cada erro que foi cometido, e que contribuiu para a destruição dos biomas. Vamos acabar com a extinção de cada espécie e acabar de uma vez por todas com o desmatamento. Cuida da Amazônia com muito amor, do Cerrado com muito carinho, da Caatinga com cuidado, do Pantanal com prosperidade. Vamos dar motivações para a Mata Atlântica e trazer paz para os Pampas. Vamos, Jovens! Fazer ressuscitar o verde vivo do nosso bioma brasileiro! (Giovanna Cecília Nascimento Gomes, 7º ano FX)

(Texto escolhido como destaque nas aulas de Educação Religiosa do 7º ano)

 


{gallery}/2017/cfraternidade{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra