Mostra Literária TRANSFORMA@ÇÕES – Um mundo [in] constante

A Mostra Literária Passionista do turno da Manhã foi realizada no sábado, 21, e apresentou a culminância de projetos que discutiram as transformações do mundo sob diferentes olhares: literatura, música, ciências, tecnologia e também nas áreas humanas e exatas.

            Sempre com a intervenção humana, o mundo vem se transformando ao longo dos séculos, seja para o bem, ou para mal. As discussões pedagógicas do Colégio São Paulo da Cruz na Mostra Literária Passionista direcionaram a comunidade escolar para um debate, que foi o principal desfecho dos projetos: “As mudanças que nós queremos ver no mundo têm que começar por nós mesmos.”

            Confira a temática trabalhada por disciplina:

Todas as Disciplinas:

Mostra das transformações dos brinquedos e brincadeiras desde as décadas passadas aos dias atuais. Os alunos apresentaram dezenas de objetos que se transformaram nos dias atuais ou foram, até mesmo, eliminados.

 “Hora do Conto”

Contadora de história reuniu alunos e familiares para uma roda de conversa bem descontraída e divertida.

Linguagens:

Uma cerimônia especial foi realizada no Teatro do Colégio São Paulo da Cruz para o lançamento dos livros dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. São os registros de poemas, histórias e aldravias, um estilo literário genuinamente brasileiro, criado em Mariana.

 

Ciências:

Evolução dos animais do filo dos cordados – peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e a evolução do homem.

 

História, Geografia e Espanhol:

Depois de um trabalho de campo incrível em Petrópolis, a cidade imperial, as turmas do 8º ano apresentaram a revista “Desvendando Petrópolis”, com os principais fatos históricos e curiosidades sobre a cidade.

 

Português, História e Espanhol:

Alunos do 9º ano fizeram uma releitura do quadro ‘Guernica’, de Pablo Picasso. A obra é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo.

 

Língua Inglesa

Uma divertida exposição intitulada “English Around the World” apresentou famosas expressões em inglês pelo mundo e que se tornaram globalizadas. Foram abordadas a Língua em diferentes contextos, como cinema, música, gastronomia, datas comemorativas e histórias em quadrinhos.

 

Filosofia:

Com o tema “Uso adequado e transformador da tecnologia” a disciplina apresentou aplicativos e jogos eletrônicos capazes de beneficiar e divertir o ser humano.

 

Linguagens, História e Sociologia:

Lançamento da revista online “Preconceito: Tão longe… tão perto…”

 

Produção de texto / Língua Portuguesa:

Mostra de vídeos: Transform@ÇÕES – UM MUNDO (IN) CONSTANTE

 

Português, Produção de texto, Literatura e Matemática:

Boardgames / jogos didáticos. A tecnologia a favor do aprendizado.

 

Literatura e Língua Portuguesa:

Peça teatral: O Cortiço, releitura da obra de Aluísio de Azevedo.

 


{gallery}/2017/mostra17{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra