A origem do Dia do Estudante

Dia do Estudante Colégio São Paulo da Cruz - Turno da Manhã

Dia do Estudante 2019 - Colégio São Paulo da Cruz | Do infantil ao Ensino Médio

 

Você sabia que o Dia do Estudante, no Brasil, comemorado no dia 11 de agosto, é celebrado desde o ano de 1927 Mas, a origem da data é ainda mais antiga. Vem desde o dia 11 de agosto de 1827. Foi nesta data que foi instituído no Brasil os primeiros cursos superiores. Os dois primeiros na área de ciências jurídicas e sociais, abertos nas cidades de São Paulo e Olinda. Antes disso, quem quisesse cursar estas áreas tinha que ir para Coimbra, em Portugal, pois não havia cursos semelhantes em nosso país, ou para outros países, para os demais cursos. Portanto, antes disso, apenas a elite tinha acesso a um curso superior no Brasil.

Dom Pedro I

O responsável pela abertura dos cursos, em 1827, no período do recém instituído Império Brasileiro, foi Dom Pedro I. As duas primeiras faculdades deram ao País o início e a importância do curso superior. O curso de Direito, aberto no Largo do São Francisco, em São Paulo, na data de 11 de agosto, além de dar origem ao Dia do Estudante, também marca o Dia do Advogado.  Atualmente, o curso de Direito do Largo São Francisco foi incorporado à USP.

Já o Dia Internacional do Estudante é comemorado em outra data, no dia 17 de novembro, e faz referência a um acontecimento europeu. Nesta data, no ano de 1939, ocorreu a resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia.

Dia do Estudante no CSPC

Para marcar a data, que este ano cai num sábado, o CSPC abriu a sexta-feira de forma especial. Pela manhã, em todas as salas, foi feita uma oração especial dedicada aos nossos alunos. Além disso, os estudantes tiveram um horário de intervalo diferente com música e descontração.

Já no turno da tarde, os alunos participaram de uma oração e foram abençoados pelo Padre Aurélio (confira todas as fotos abaixo).

O Colégio São Paulo da Cruz sente-se honrado de fazer parte do passado de milhares de alunos que estudaram no CSPC e do presente daqueles que hoje continuam a contar a nossa história.

Oração – Dia do Estudante

Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com Você
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar
Mas, como você sabe, Senhor, a vida de estudante nem sempre é fácil
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores

Amém!

 

Feliz Dia do Estudante! 
Colégio São Paulo da Cruz | Paixão pela Educação

Clique para ampliar:

 

 

 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra