fbpx

“Eleições e Escolas Literárias” simula eleição com candidatos, urna e campanhas

/, Ensino Médio, Eventos, Galerias de Fotos, Todas as Notícias, Turno Manhã/“Eleições e Escolas Literárias” simula eleição com candidatos, urna e campanhas

“Eleições e Escolas Literárias” simula eleição com candidatos, urna e campanhas

Uma das atividades da Mostra de Arte, Cultura e Sustentabilidade, que aconteceu este mês, foi a “Eleições e Escolas Literárias“.

O trabalho chamou a atenção dos visitantes da Mostra. Com o apoio do Laboratório de Informática, foi criado um programa que simulou uma urna eletrônica digital. Assim, os “eleitores” digitavam os números dos candidatos, não sem antes passarem pelos “mesários”. Todo o cenário de uma eleição foi criado e simulado, até mesmo filmagens dos programas eleitorais, os debates e o famoso corpo a corpo dos candidatos. Com um diferencial: as candidaturas eram baseadas em personagens personificados de referências literárias, com discursos “alinhados” e até mesmo o figurino correspondente.

O trabalho interdisciplinar envolveu as disciplinas de Literatura, Português, Filosofia, Sociologia, História, Artes e Inglês. Os alunos do Ensino Médio tiveram que criar candidaturas presidenciais, com chapa, cabos eleitorais e propaganda política.

O objetivo foi estimular os alunos a compreender melhor o papel da política na sociedade e também propor uma reflexão sobre a participação na política.

As Chapas foram:

28 – Partido Arcadista do Brasil: Nise e Cláudio Manoel da Costa (vice)
31 – Partido Real Romântico – Castro Alves e Machado de Assis (vice)
33 – Partido Literário do Brasil – Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa (vice)

E o resultado foi:

Candidato Total de Votos
28 152
31 83
33 38
Branco 1