fbpx

Orientação profissional: alunos do 3º ano visitam o Fórum

/, Todas as Notícias, Turno Manhã/Orientação profissional: alunos do 3º ano visitam o Fórum

Orientação profissional: alunos do 3º ano visitam o Fórum

2018-07-13T09:10:14+00:0017-04-2018|Ensino Médio, Todas as Notícias, Turno Manhã|

Os alunos do 3º ano do Colégio São Paulo da Cruz tiveram uma experiência única na manhã desta segunda-feira. Eles participaram do nosso Programa de Orientação Profissional no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Fórum Lafayette), no Barro Preto, onde puderam ter uma visão prática do Judiciário e de suas formalidades.

 

Acompanhados dos professores Oldair, de Sociologia, e Sidney, de Filosofia, eles assistiram de perto à uma sessão de julgamento com a participação de um júri popular. Os alunos observaram como se dá a formação dos jurados, ouviram a abertura da sessão pelo juiz e as alegações do promotor e do defensor público em parte do julgamento de dois rapazes acusados de um homicídio simples, com envolvimento em tráfico de entorpecentes, ocorrido ainda em 2015.

 

Na acusação, os alunos ouviram a denúncia do promotor do Ministério Público Estadual (MPE) Francisco de Assis Santiago, conhecido por atuações em casos como o do goleiro Bruno e, mais recentemente, do cunhado da apresentadora Ana Rickmann. 

 

Logo no início do julgamento, o juiz agradeceu a presença dos alunos do CSPC e, antes de abrir a acusação, Santiago saudou os alunos, desejando sucesso na vida, na profissão que for escolhida e que espera encontrá-los algum dia no Judiciário. Em seguida, o defensor público também saudou nossos alunos, para quem leu um longo trecho de um provérbio no qual são enfatizadas as vantagens de se ter sabedoria e conhecimento, de se ter educação e de se escutar os ensinamentos dos pais. E encerrou dizendo que estava muito feliz com a presença dos jovens no Tribunal.

 

Interessado em fazer o curso superior de Direito, e incentivado pelo pai, que é advogado, o aluno Fellipe Roriz, de 17 anos, acompanhou atentamente ao julgamento. Ele disse que pretende seguir uma carreira que ajude na situação do País e que Política e Direito podem fazer parte deste caminho. Já Thiago Utsch (foto na galeria) disse ter gostado muito da visita pois foi uma oportunidade de conhecer de perto novas profissões e de ter mais conhecimento sobre o funcionamento do Judiciário no Brasil. Ele ainda não tem certeza da profissão que vai seguir, mas que o Direito passou a ser uma das opções. A experiência de hoje “valeu muito a pena”, completou.

 

O professor Sidney explicou que a visita foi muito importante para os alunos conhecerem um julgamento, profissões como as de advogado e juiz, e por terem visto de perto uma realidade que eles não vivem que é o das pessoas que caíram no crime. “Eles hoje estão questionando até a profissão que escolheram antes”. Já o professor Oldair, que ainda vai trabalhar o tema “Criminalidade e Violência” em sala de aula, achou válida a experiência de campo, pois os alunos poderão ver as questões na parte teórica e na parte prática, e que foi muito importante este primeiro contato com o Direito.

 

Programa Conhecendo o Judiciário

 

A visita ao Fórum, iniciativa do Colégio São Paulo da Cruz para o 3º Ano, faz parte das atividades para que os alunos se inspirem e conheçam as profissões que vão abraçar quando terminarem o Ensino Médio. Eles foram recebidos no Tribunal por Leonardo Cicutti, membro da equipe de Assessoria de Comunicação do Fórum, que fez uma apresentação sobre a composição dos três Poderes e mais detidamente sobre o Judiciário Estadual e tirou dúvidas do grupo. A visita orientada faz parte do Programa Conhecendo o Judiciário, que visa aproximar o trabalho do Tribunal com a população. Além da apresentação e da sessão de julgamento, os alunos receberam farto material que explica o trabalho do TJMG e receberam um lanche no pátio interno do Fórum.