fbpx

Dia da padroeira de BH

Dia da padroeira de BH

Dia 15 de agosto, quarta-feira, é feriado em Belo Horizonte. Nesta data, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira. O Colégio São Paulo da Cruz não terá, portanto, atividades letivas. Nesta data, também é comemorada, pelos católicos, a Assunção de Nossa Senhora.

Enquanto em Portugal, a Nossa Senhora da Boa Viagem é considerada a padroeira dos navegantes, no Brasil ela se tornou louvada pelos tropeiros, que desbravaram o interior do Brasil. A origem de ser padroeira de Belo Horizonte é mais antiga que a própria cidade. Ela protege a região há cerca de 300 anos, desde os tempos da Fazenda do Curral del Rei, que deu origem ao Arraial Del Rei e, em seguida, à capital. Mas, oficialmente, ela é padroeira de Belo Horizonte desde 1932, quando foi oficializada pelo Papa Pio XII.

Festa da Boa Viagem

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte

Feriados

O feriado de 15 de agosto entrou no calendário da cidade apenas em 1967, para comemorar dia da padroeira da capital mineira. Muita gente ainda faz confusão da data da padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem, dia 15 de agosto, com o aniversário de Belo Horizonte, dia 12 de dezembro.

Para confundir ainda mais, o aniversário da cidade não tem feriado no dia 12 de dezembro. A comemoração é realizada no feriado do dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro. Como dia 8 de dezembro é um feriado religioso, o aniversário de Belo Horizonte acabou sendo comemorado, na prática, nesta data também, para que não haja dois feriados próximos, no dia 8 e no dia 12.

15 de agosto:  Feriado pelo dia da padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem.
15 de agosto: Dia da Assunção de Nossa Senhora.
08 de dezembro: Feriado pelo Dia da Nossa Senhora da Conceição.
12 de dezembro: Aniversário de Belo Horizonte (*Não é feriado na cidade).

Padroeira

Para comemorar o dia da padroeira de Belo Horizonte, as festividades acontecem entre os dias 6 e 15 de agosto. Neste período, são realizadas novenas e missas, além de uma procissão que percorre a região central da cidade, com término em frente à Igreja da Boa Viagem. O evento faz parte do Circuito de Turismo Religioso de Belo Horizonte e do Estado.

Oração à Nossa Senhora da Boa Viagem:

Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem, esperança infalível dos filhos da Santa Igreja, sois guia e eficaz auxílio dos que transpõem a vida por entre os perigos do corpo e da alma.
Refugiando-nos sob o vosso olhar materno, empreendemos nossas viagens, certos do êxito que obtivestes quando vos encaminhastes para visitar vossa prima Santa Isabel.
Em constante crescimento na prática de todas as virtudes transcorreu a vossa vida, até o sublime momento de subirdes gloriosa para os céus.
Nós vos suplicamos pois, ó Mãe querida: velai por nós, amados filhos vossos, alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos, assistidos por Jesus e São José, na peregrinação nesta vida e na hora derradeira de nossa partida para a eternidade.

Amém!

Confira a programação oficial da cidade, organizada pela Arquidiocese de BH