fbpx

Turmas do 5º Ano conhecem o Palácio da Justiça

/, Todas as Notícias, Turno Tarde/Turmas do 5º Ano conhecem o Palácio da Justiça

Turmas do 5º Ano conhecem o Palácio da Justiça

2018-08-31T15:42:13+00:0031-08-2018|Ensino Fundamental, Todas as Notícias, Turno Tarde|

Para complementar os estudos recentes sobre Monarquia, República e os Três Poderes, as turmas do 5º Ano fizeram uma visita ao centenário prédio do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, que já serviu de sede do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Localizado na Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal, o prédio histórico foi inaugurado em 1912. Antes dele, o Judiciário, primeiro dos três poderes a se estabelecer em BH, funcionava na antiga Secretaria de Educação, na Praça da Liberdade.

Atualmente, a sede do TJMG funciona no alto da Afonso Pena, na Serra, e o Palácio da Justiça serve exclusivamente ao Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), fundado em 1988, com o objetivo de colher, registrar e divulgar fatos e personalidades da vida jurídica de Minas Gerais, assim como conservar objetos e documentos representativos da história do Judiciário Mineiro.

Visita de Campo

Foi justamente para entender um pouco mais como funciona o Poder Judiciário, matéria vista em sala de aula, que as turmas fizeram esta visita de campo, dentro do projeto do Museu “Conhecendo o Judiciário”.

Os alunos conheceram a sala da Segunda Instância, onde os desembargadores trabalharam até o ano passado. Eles assistiram a um vídeo explicativo e simularam um julgamento, com magistrado, promotor público, advogados, autores, réu e testemunhas. Com isso, aprenderam em linhas gerais o papel do poder judiciário e os conceitos de justiça, direitos e cidadania.

Depois, visitaram as salas do Museu, que abriga peças históricas do começo do século passado, documentos e objetos que ajudam contar a história do judiciário de Minas Gerais.

Serviço –  Visite o Palácio:

De segunda a sexta – de 10h às 17h
Avenida Afonso Pena, 1420. Centro, Belo Horizonte – MG

Confira algumas fotos:

Assista a este pequeno vídeo da simulação do julgamento: