fbpx

Turmas do 6º ano conhecem o Parque do Sumidouro e a Gruta da Lapinha

/, Todas as Notícias, Turno Manhã/Turmas do 6º ano conhecem o Parque do Sumidouro e a Gruta da Lapinha

Turmas do 6º ano conhecem o Parque do Sumidouro e a Gruta da Lapinha

2018-10-17T15:04:08+00:0017-10-2018|Ensino Fundamental, Todas as Notícias, Turno Manhã|

As turmas do 6º ano participaram nesta terça-feira (16) de uma rica visita de campo à cidade de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte. Pela manhã, eles tiveram a oportunidade conhecer o Parque Estadual do Sumidouro, uma região de conservação ambiental e paleontológica. Após o almoço, visitaram o Museu Peter Lund e a famosa Gruta da Lapinha, sempre em companhia de professores do CSPC e guias especializados.

Durante a trilha realizada no Parque, os alunos receberam orientações de guias especializados, que deram uma verdadeira aula sobre a flora da região e sua importância arqueológica. Foi nesta região, por exemplo, que foi encontrados os fósseis de Luzia, considerada o primeiro ser humano a ter vivido nas Américas. Um dos pontos altos da visita de campo foi o mirante do Sumidouro, uma planície onde se localiza a lagoa do Sumidouro, que neste momento se encontra com pouca água devido às últimas estiagens.

Gruta da Lapinha

Logo após o almoço, os alunos conheceram o Museu Peter Lund, que também fica dentro do Parque do Sumidouro. Lund foi um reconhecido paleontologista dinamarquês, considerado o pai da paleontologia brasileira. Em seguida, divididos em três grupos, os alunos visitaram a Gruta da Lapinha, famosa pela sua composição de rochas calcárias e formas surpreendentes, originadas das formações de espeleotema, com formatos de couve-flor, cascatas, pirâmides e cortinas.