Aprendendo mais sobre Histórias em Quadrinhos em visita à Gibiteca

As Histórias em Quadrinhos são uma forma de arte que une texto e imagens narrando histórias dos mais variados gêneros e estilos. Essa narrativa pode apresentar linguagem verbal e não-verbal e utiliza elementos que são típicos desse gênero textual, como o uso dos balões para a construção do sentido nas falas das personagens, desenhos, onomatopeias e outros tantos recursos.

Contemplando as disciplinas de Português, História, Geografia e Espanhol, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II aprenderam em sala como é toda essa estrutura dos gibis, verificando como são as formas dos balões, da escrita contida neles; do narrador contar a história; de como é construída a fala de cada personagem; e de como são feitos os desenhos. Cada professor pôde utilizar de forma criativa esse tipo de gênero textual em sua disciplina. Em Língua Portuguesa, por exemplo, os alunos terão que escolher um dos dois livros lidos durante a etapa e representa-lo na forma de quadrinhos.

E para uma imersão total nesse universo, nada melhor do que um Projeto de Campo na Gibiteca da Biblioteca Pública de Belo Horizonte, onde todos puderam se aprofundar no que foi visto em sala de aula, através de oficinas incríveis. Gerando assim, um ciclo completo de aprendizagem: A teoria passada pelos professores + o lúdico vivenciado na Gibiteca + a prática criando seus próprios gibis a partir das histórias dos livros adotados. 🖍🎨📚💭❤😃👏👏👏

Aliás, vale o registro de que o CSPC e os alunos foram super elogiados tanto pelos colaboradores, quanto pelos usuários da Biblioteca Pública, pelo interesse e participação ativa nas atividades propostas. Ficamos muito orgulhosos!

Veja algumas fotos dessa visita:

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra