Banner2017

Avenida Sinfrônio Brochado, 1281 - Barreiro de Baixo - Belo Horizonte, MG - CEP 30640-000. Tel: (31) 3384-2205

face twitter insta

Turmas do 6º Ano encenam contos no Teatro

E-mail Imprimir PDF

As turmas do 6º Ano AA e AD mostraram seu talento criativo e de interpretação no projeto “De conto em conto - reconto - Leitura e escrita a partir dos contos maravilhosos”, desenvolvido de forma interdisciplinar pelas disciplinas de Português, professora Eliane, e de Artes, professora Maeli. Divididas em grupos, as turmas escolheram um conto famoso, criaram uma versão teatral moderna, ensaiaram e a apresentaram aos colegas, no teatro.



No conto,  as pessoas costumam se reunir ao redor de uma fogueira ou de uma mesa na sala de jantar ou numa biblioteca... E pronto! Eis a condição necessária e suficiente para alguém começar a contar uma história. Fatos reais se misturam à fantasia e à imaginação do contador e dos ouvintes, dando origem a novas histórias, que se renovam a cada vez que são contadas.


Arte de contar história

 

O desafio lançado aos alunos foi: “que tal conhecer um pouco mais sobre esse gênero?” A professora Eliane Silva, de Português, explica que, ao se trabalhar com este gênero literário - o conto -, e, principalmente, com os adolescentes, tem-se a oportunidade de se rever histórias que fizeram parte da vida de todos de uma forma diferente. Eliane salienta que isso ocorre pois somente o adolescente é capaz de criar, sonhar e interpretar simultaneamente, fazendo uma releitura de antigos contos. Tal atitude faz com que tenhamos a impressão de estarmos vendo e ouvindo pela primeira vez algo novo. “Esta é a vantagem de ‘adolescer’”, observa a professora.

Foi com esse espírito de valorização da arte, do lúdico e da criatividade que as turmas do 6º ano apresentaram o resultado desse trabalho, que teve apresentações teatrais incríveis.