fbpx

Projetos Sociais

Comprometimento social e responsabilidade social fazem parte das ações promovidas pelos Passionistas.

/Projetos Sociais
Projetos Sociais2018-08-13T11:48:49+00:00

Projeto Social DEVIDA – Barbacena

Criado em 2003, na cidade de Barbacena, região da Zona da Mata de Minas Gerais, o Projeto DEVIDA, significa defesa da vida. O projeto foi implantado pelo Vicariato de Nossa Senhora da Vitória. Desde então, contribui para melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes em situação de risco na Região. Por meio de capacitação profissional, atendimento às famílias, acompanhamento social e projetos culturais, o DEVIDA busca neutralizar os sinais de desvio e potencializar as possibilidades de desenvolvimento.

DEVIDA
Endereço: Rua São Paulo Cruz, 5 – Ipanema – Barbacena-MG
Telefone: (32) 3331 9868

Paróquia e Santuário São Paulo da Cruz

Considerado o “coração católico do Barreiro”, a Paróquia-Santuário São Paulo da Cruz, Igreja Matriz da Paróquia de mesmo nome, teve sua construção iniciada em 1961, após a chegada dos religiosos passionistas ao Barreiro, no ano de 1952. Na frente do templo, há uma praça onde está erguida a estátua de São Paulo da Cruz. Além de ser uma das primeiras igrejas construídas na Região do Barreiro, ela se tornou o primeiro Santuário de São Paulo da Cruz fora da Itália, tendo recebido a relíquia “insigne” do santo. Desde então, recebe cada vez mais visitantes e caravanas de devotos.

A matriz de São Paulo da Cruz foi elevada a Santuário no dia 14 de setembro de 2003 – um ano especial, que marca os 50 anos de vida missionária no Espírito Santo e em Minas Gerais, sempre com a missão de anunciar o amor de Deus a cada pessoa, manifestado na paixão e morte de Cristo.

Os Passionistas, chegaram ao bairro Barreiro de Baixo em 10 de dezembro de 1954. Em pouco tempo sua ação evangelizadora e missionária foi ampliada para as comunidades do Ferrugem (bairro das Indústrias e Vila São Paulo), Barreiro de Cima, Jatobá, Industrial, Jardim Industrial (Dom Bosco), Boa Vista até os limites da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Praça da Cemig), Sarzedo e Ibirité. Hoje, a paróquia conta com seis comunidades: Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição (Santa Margarida), Nossa Senhora das Graças, São Pedro, Nossa Senhora Aparecida (Santa Helena) e São Judas Tadeu.

Uma importante característica dos Passionistas é a vida comunitária. Na fraternidade passionista tudo é comum e a mesma dedica um grande espaço de tempo à oração e à contemplação.  Confira todas as informações sobre o Santuário no site oficial da Instituição.

Santuário São Paulo da Cruz
Endereço: Praça Domingos Gatti, s/n – Barreiro. Belo Horizonte-MG
Telefone: (31) 3384-1794
Site: www.santuariosaopaulodacruz.org.br

Dispensário

Desde 1998, a Paróquia-Santuário São Paulo da Cruz, uma das primeiras igrejas construídas na Região do Barreiro, cuja construção data dos anos 60, realiza no Dispensário São Paulo da Cruz a distribuição semanal de alimentos (cestas básicas e lanches), cobertores, brinquedos, roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos aos mais pobres. As famílias contempladas são previamente visitadas e aprovadas pela assistente social. O Dispensário oferece ainda comemorações especiais no Dia das Mães, no Dia das Crianças e no Natal.
Para conhecer o trabalho realizado, os alunos do CSPC são levados para uma visita, onde ajudam nas distribuições e interagem com as famílias.

Dispensário São Paulo da Cruz
Endereço: Benjamim Dias, 278 – Barreiro de Baixo.