Proposta Pedagógica

/Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica 2018-08-09T12:15:46+00:00

Paixão pela Educação

Proposta Pedagógica

Excelência no Ensino, compromisso com a Vida, Ética, Sustentabilidade e Inovação.

São com estes princípios e valores, o Colégio São Paulo da Cruz desenvolve ações educacionais, do Maternal até o Ensino Médio.  Nossa proposta pedagógica é educar de acordo com os valores que defendem a vida, de forma intensiva. Desta forma, os estudantes participam de atividades assistenciais, solidárias e de responsabilidade social, além de atividades culturais, científicas, esportivas e projetos ecológicos. Nossa missão é formar cidadãos conscientes, construtores de uma nova cultura, com base na justiça e na solidariedade.

Prioridade

Dentro de nossa proposta pedagógica, o aluno é prioridade. Por isso, os alunos têm à disposição acompanhamento de estudos de forma individualizada, com monitoramento permanente do desenvolvimento do estudante, o que garante tranquilidade aos pais e responsáveis.

Qualidade acadêmica como meta

Ao aplicar os fundamentos do sociointeracionismo (teoria de aprendizagem cujo foco está na interação), a construção do conhecimento ocorre de maneira interdisciplinar. Com isso, os alunos recebem condições para o desenvolvimento das competências cognitivas e sociais. Dessa maneira, eles são destaques nas diversas áreas do conhecimento, tornando-se profissionais éticos e conceituados. Para complementar, nossos professores têm ótima qualificação e se mantém em constante atualização por meio de cursos e participação em eventos educacionais e pedagógicos.

Modernidade e formação humana

Mantido pela Obras Passionistas São Paulo da Cruz, o CSPC investe na educação de qualidade e na formação humana. Contudo, sem abrir mão do uso da tecnologia, para que os alunos possam ingressar nas melhores faculdades e se tornarem profissionais atualizados, humanos e competentes. Assim, seguimos o ritmo da modernização e das inovações, sempre preservando os valores cristãos, de amor pela vida. Esta é a nossa proposta.

Ensino

O Colégio São Paulo da Cruz oferece turmas:

“Nosso processo educativo cria espaço para a autoria, estimulando os alunos a colocarem em prática seus conhecimentos e habilidades por meio da criação de projetos, numa pedagogia mais ativa, que amplia a participação do estudante e desenvolve sua capacidade crítica, criativa e propositiva. Promover esta participação requer da comunidade educativa (professores, coordenação, gestores) abertura, diálogo e cooperação, que são palavras chave em nosso ‘fazer’.

Todo o processo precisa ter sentido e estar à altura da capacidade dos alunos, bem como contribuir para sua aprendizagem e desenvolvimento, que são os objetivos primordiais da Escola”.


Carlos Alberto G.Cotta, Diretor

Prioridade

Aqui, o aluno é prioridade. A proposta pedagógica do Colégio São Paulo da Cruz é educar de acordo com os valores que defendem a vida

Perfil do Aluno Passionista

  • É um estudante que percebe na ação de ESTUDAR uma maneira positiva de contribuir para a construção de uma sociedade que produz conhecimento e justiça;

  • Faz do ESTUDO sua meta cotidiana;

  • RESPEITA o próximo e exige respeito para consigo;

  • Respeita as diferenças promovendo a AMIZADE e solidariedade. Preocupa-se em fazer do ambiente escolar um local adequado para conviver;

  • VALORIZA cada um que compartilha seu dia a dia;

  • Atua com consciência ECOLÓGICA;

  • Percebe na EQUIPE uma complementação de suas ações;

  • Participa de PROJETOS SOCIAIS, aprendendo com a realidade dos excluídos;

  • Apresenta crescente busca da AUTONOMIA em suas ações;

  • Apresenta AUTODISCIPLINA e persistência;

  • REFLETE sobre suas ideias, posturas e atitudes adotadas.