EJA participa do Encontro Internacional Brasil-Japão

            A turma de 2º ano da Educação de Jovens e Adultos do Colégio São Paulo da Cruz (EJA) vivenciou uma experiência única no último dia de fevereiro, ao participar do 4º Encontro Internacional Brasil-Japão realizado no Expominas.

            Para os alunos, esta foi a primeira vez que estiveram no encontro e, segundo a professora responsável pelo trabalho de campo, Jane Alves da Silva, a oportunidade de conhecer a cultura japonesa ao vivo complementou a atividade sobre o assunto estudada em sala de aula.

“Os estudantes puderam ousar, ao estabelecerem contato com pessoas de outras culturas e mostrar o que sabem sobre elas. Esse envolvimento é fundamental para buscar soluções e experimentar novos caminhos, diferente da aprendizagem mecânica, em que o aluno limita apenas em memorizar ou estabelecer relações diretas e superficiais”, explicou.

Encontro Internacional Brasil-Japão

            Entre os dias 27 de fevereiro a 1º de março, Belo Horizonte recebeu a quarta edição do Festival do Japão. O evento teve o objetivo de divulgar a cultura nipônica e promover o intercâmbio do Brasil com o país asiático. O público pode conferir apresentações de danças típicas e artes marciais, como judô, kendo e aikido. Uma das atrações principais foi a famosa gastronomia japonesa.

            Houve ainda oficinas de oshie (trabalho artesanal com tecido), ikebana (arranjos florais), pipamodelismo (os japoneses são craques em criar “papagaios”), kirigami (arte de cortar papel) e de mangás, aqueles HQs com a marca registrada nipônica. Também o chadô – a famosa cerimônia do chá, considerada pelos orientais “o caminho do que reúne todos os caminhos” –, assim como a jardinagem japonesa e a bela arte do quimono, célebre por seu corte simples e ao mesmo tempo sofisticado.


{gallery}/2015/ejajapao{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas