Pesquisar
Close this search box.

Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

        Um trabalho de campo no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas encantou alunos das turmas de 5º ano. A visita foi realizada após os estudantes discutirem em sala de aula a importância dos fósseis e conhecerem mais sobre os seres vivos. O grupo visitou todo o espaço do Museu que é divido em três andares, além da área externa, com exemplares da flora e da fauna, e atividades de interação para estudantes e professores.

            O acervo apresenta uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul e ainda coleções de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, com especial destaque para as espécies do cerrado.

            O primeiro andar traz “A Era dos Répteis”, onde foi impossível não se fascinar com o esqueleto de um dinossauro carnívoro (Carnotauro), que viveu na América do Sul, em tamanho real. Há também os répteis voadores (Pterossauros) e o Jacaré-Gigante (Purussarus brasiliensis), o maior crocodiliano já encontrado.

            No segundo pavimento, os alunos percorreram as coleções da “História Natural de Minas Gerais”, descritas pelo naturalista Peter Lund. Eles vivenciaram a experiência de entrar em uma réplica de caverna e conheceram aspectos de sua formação, evolução, relações com a fauna, vegetação e os processos de fossilização.

            Alguns animais são apresentados em detalhes, no terceiro andar, como o elefante: a evolução, ecologia e biologia desses animais. Esqueletos das duas espécies atuais (africana e asiática) e o fóssil de uma espécie, o mastodonte, encontrado em Minas Gerais.

Construindo Biomas

            Os estudantes também participaram de um circuito interativo em que os tiveram que montar os biomas com os materiais disponíveis. Ao longo da prática são abordados assuntos relacionados às características da fauna e flora, importância para o ecossistema e importância econômica dos biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

 


{gallery}/2017/puc17{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas