Para celebrar a Semana Nacional do livro e da Biblioteca, o Colégio São Paulo da Cruz preparou uma série de atividades envolvendo todos os segmentos de alunos, entre os dias 23 e 29 de outubro.
Eles participaram de contação de histórias, conheceram um pouco mais sobre as pessoas surdas, aprenderam alguns sinais em Libras – Língua Brasileira de Sinais (oficialmente reconhecida como o nosso segundo idioma) e brincaram com um jogo da memória.
Confira as atividades por série:
Maternal II:
Os alunos ouviram a Leitura do livro “O caracol” de autoria de Mary França e posteriormente a contação do mesmo livro em forma de música, apresentando alguns bichinhos de jardim.
Maternal III:
Reforçando as noções de tamanho, quantidade e cores, a apresentação do conto clássico “Cachinhos dourados e os três ursos” envolveu personagens em fantoches e um lúdico cenário que encantou os alunos
1º e 2º períodos:
Os alunos assistiram à contação do livro “audição”. O livro mostra diferentes tipos de sons que podemos ouvir e cuidados que devemos ter para preservar a nossa audição. Após a contação os alunos aprenderam as vogais em Libras e posteriormente participaram de um jogo da memória para reforçar os sinais aprendidos.
1º, 2º e 3ºs anos:
Com contações de histórias voltadas a cada faixa etária, os alunos aprenderam um pouco mais sobre as pessoas surdas e como elas podem sentir a vibração do som. Para constatar isso, os alunos participaram também de uma experiência na qual puderam sentir a vibração do som segurando um balão cheio. Aprenderam ainda as vogais em Libras, além de se divertirem em um jogo da memória com as peças em Libras.
4º e 5ºs anos:
Através da contação do livro “Nós falamos com as mãos”, os alunos puderam constatar como a tecnologia pode ajudar as pessoas surdas no dia a dia. Campainha em luz de flash, aparelho de fax, tablets e computadores são alguns exemplos de ferramentas utilizadas. Perceberam ainda, como pode ser útil falar as duas línguas, Portuguesa e Libras. Eles se mostraram muito interessados, aprenderam o alfabeto em libras e treinaram os sinais em um jogo da memória.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio Literário é um projeto de incentivo à leitura que instiga os alunos a lerem livros sem saberem previamente qual é o título ou o autor. Os alunos fazem a escolha através de citações e trechos de livros que ficam expostos do lado de fora de balões. Após aceitarem o desafio, os alunos podem estourar o balão e descobrir de qual livro se trata. Este desafio incentiva os alunos a se aventurarem em estilos literários diferentes dos quais estão habituados a ler. O projeto tem tamanha aceitação que o número de empréstimos aumenta exponencialmente nesta semana.
{gallery}/2017/biblioteca{/gallery}