Pesquisar
Close this search box.

Vivenciando a História do Brasil

         As turmas de 8º ano do Colégio São Paulo da Cruz realizaram um trabalho de campo em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A atividade pedagógica integra os estudos sobre a História do Brasil Imperial, com observação e registros diretos sobre os acontecimentos.

            Petrópolis foi uma das principais cidades do primeiro e segundos reinados, com estilo arquitetônico dos séculos XIX e XX. É considerada Patrimônio Histórico Nacional. O grupo visitou o Museu Imperial, que foi a residência de verão da família imperial e apresenta um acervo com objetos pessoais e móveis daquela época.  

            O roteiro também incluiu a Casa de Santos Dumont, que é cheia de curiosidades e invenções, como a escada para um pé só e um dos primeiros protótipos de chuveiro, além é claro, de réplicas dos projetos na aviação. Os alunos também estiveram no Palácio Quitandinha, que foi o primeiro Hotel Cassino do Brasil e na Catedral São Pedro Alcântara, que abriga o mausoléu da família imperial, com os restos mortais de Dom Pedro II, Teresa Cristina, Conde d’Eu e da Princesa Isabel.

            Em todos os locais visitados, os estudantes tiveram palestras sobre o monumento e a importância dele para a formação histórica do Brasil.


{gallery}/2017/petropolis{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas