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Direitos de aprendizagem na educação infantil: guia básico

direitos de aprendizagem

A paixão pela educação, quando nutrida desde cedo, nos acompanha pelo resto de nossas vidas. Nunca é cedo demais para criar conexões positivas com o hábito de aprender e estudar. Essa diretriz é compartilhada pelo CSPC, e pelas diretrizes de aprendizagem para educação infantil instituídas pelo BNCC.

Essa prerrogativa sobre a educação infantil visa a garantir um desenvolvimento integral e pleno das crianças. Hoje, vamos apresentar as diretrizes de aprendizagem, o que elas significam, e qual o seu valor no desenvolvimento de alunos do ensino infantil.

O que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que agrega o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser ensinadas para todos os alunos da Educação Básica.

Com a aplicação da Base, espera-se que todos os alunos tenham seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento cumpridos em conformidade com o previsto no Plano Nacional de Educação. Também a partir da aplicação da base, espera-se nivelar e elevar a qualidade do ensino realizado no Brasil.

A aplicação da BNCC é uma tentativa de diminuir a disparidade educacional entre crianças de até 5 anos. Dessa forma, todas trilham o mesmo caminho na educação infantil, e estabelecem melhores condições para avançar no ensino básico e seguir com sucesso no restante da sua caminhada escolar.

Como a BNCC influencia as diretrizes de aprendizagem?

Considerando que a BNCC cria competências que serão aplicadas na educação básica como um todo, o primeiro passo natural é formatar essas premissas a partir da educação infantil.

Afinal de contas, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Portanto, é a partir desta base que o fundamento do processo educacional dá seus primeiros passos.

A educação infantil é composta, basicamente, de interações e brincadeiras. É a partir desses ambientes que as crianças vão criando referências sociais, culturais, conhecendo seu corpo físico e aprendendo a conviver com outras.

Todas essas são habilidades cognitivas que trazem vantagens conforme a criança vai crescendo e ocupando diferentes espaços no mundo.

Quais as diretrizes de aprendizagem na educação infantil?

Educação e cuidado, em termos gerais, são indissociáveis. Por isso, a união dessas duas partes significa potencializar o desenvolvimento da criança, e possibilitar mais experiências enriquecedoras no ambiente escolar.

Conheça os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil de acordo com a BNCC.

Conviver: garantir que as crianças convivam com outras crianças e adultos em situações que promovam o respeito à diversidade e aos diferentes modos de ser, pensar e agir. Isso implica oferecer oportunidades para que elas vivenciem e respeitem a diversidade em seus âmbitos cultural, social e ambiental.

Brincar: assegurar que as crianças tenham tempo e espaços adequados para brincar, pois a brincadeira é a principal forma de expressão, interação e aprendizagem na infância. O ato de brincar deve ser valorizado como um direito essencial para o desenvolvimento integral.

Participar: proporcionar às crianças a possibilidade de participar ativamente em seu ambiente social e cultural. Isso inclui o compromisso de educadores adultos à escuta e ao respeito de suas opiniões e iniciativas, promovendo a coautoria das crianças em processos educativos.

Explorar: oferecer condições seguras e convidativas para que as crianças possam explorar o mundo ao seu redor, utilizando todos os sentidos e ampliando suas experiências por meio da curiosidade, da investigação e da interação com os ambientes naturais e sociais.

Expressar: permitir que as crianças manifestem suas ideias, sentimentos, desejos e necessidades por meio de diferentes linguagens (verbal, corporal, artística, entre outras), reconhecendo e valorizando suas formas de expressão.

Conhecer-se: permitir oportunidades para que as crianças se conheçam melhor, desenvolvendo a capacidade de identificar suas características, necessidades e emoções, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesmas e o fortalecimento da autoestima.

Como o CSPC aplica as diretrizes de aprendizagem?

No Colégio São Paulo da Cruz, cada aluno é único e tratado como um indivíduo com um longo caminho de vida pela frente. Por isso, abrimos portas para experiências que ajudam a florescer o que cada um tem de melhor.

Especificamente sobre a educação infantil no CSPC, temos um corpo docente preparado para incentivar relações sociais respeitosas e solidárias e estimular experiências sensoriais que ajudam no desenvolvimento cognitivo, emocional e físico.

Todos estes aspectos estão circundados pelos nossos valores de ética, justiça, sustentabilidade e solidariedade.

Agora, você já conhece um pouco mais sobre os direitos de aprendizagem propostos pela BNCC, e também como o Colégio São Paulo da Cruz se compromete com o cumprimento desses requisitos nos nossos jovens alunos.

Convidamos pais e responsáveis para conhecer de perto a estrutura do Colégio e ver como podemos participar da jornada de crescimento de seus filhos. Entre em contato pelo telefone (31) 3384-2205 ou cadastre-se pelo site e agende uma visita ao Colégio São Paulo da Cruz!

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