Pais e alunos dos 5ºs anos participam de palestras sobre sexologia

Os pais e alunos do Colégio São Paulo da Cruz tiveram uma experiência diferente hoje no turno da tarde. Em momentos diferentes, eles participaram de palestras sobre sexo e sexologia com a psicóloga, terapeuta e educadora sexual, Cida Lopes, autora de diversos livros sobre o assunto. Entre eles, duas obras bastante conhecidas: “Soltando os Grilos”, voltada para a educação de crianças e adolescentes, e “Sexo: solução ou problema”, voltada para os adultos.

Logo no começo da tarde, os pais tiveram a oportunidade de assistir a autora falar e esclarecer diversos pontos sobre este tema tão presente no nosso dia a dia. Para começar, Cida Lopes levantou questões importantes como: o que falar, como falar, quando falar, entre outras, que ajudam a nortear este precioso relacionamento entre pais e filhos, com o objetivo de informar e reforçar os laços de afeto e confiança.

Após pouco mais de 1h de palestra, os pais levantaram algumas dúvidas e contaram casos para ilustrar situações que acontecem quando o tema sexo e sexualidade surge nas famílias. Ao término, a autora autografou algumas obras que foram disponibilizadas para os interessados.

Palestra para os alunos

Logo em seguida, foi a vez das turmas dos 5ºs anos (LC e LM) participarem de um encontro com a sexóloga. Desta vez, o viés foi diferente. De posse de algumas questões previamente selecionadas, comuns entre as crianças da idade, a educadora teve uma conversa aberta e bastante educativa com os alunos.

Eles conversaram sobre diversos temas como o início da menstruação, cólica, gravidez, seios, pelos pubianos, mudanças do corpo e alterações do comportamento na adolescência. Com segurança, Cida Lopes deu informações, esclareceu alguns pontos e deixou as crianças com liberdade para tirar todas as dúvidas que iam aparecendo.

O objetivo foi reforçar o que eles aprenderam durante  durante as aulas de Ciências, como as mudanças físicas que ocorrem com meninos e meninas na puberdade.

Sobre Cida Lopes

Além de sexóloga e terapeuta, Cida Lopes é educadora e lecionou para o ensino fundamental por mais de quinze anos. De acordo com ela, o tema despertou a atenção, já que existia uma carência de bibliografia para crianças desta faixa etária.

Um de seus livros “Soltando os Grilos” está direcionado, especialmente, para crianças entre 9 e 12 anos. O diferencial dessa obra é abordar os temas mais complexos sobre sexualidade, de forma verdadeira, afetiva e adequada e também oferecer fundamentos para que pais, profissionais e educadores possam lidar com mais segurança, levando em consideração as dúvidas mais frequentes das crianças e dos adolescentes.

Saiba mais sobre a autora no site:
http://cidalopes.com.br

 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra