Ensino Fundamental
Localizado no Barreiro, o Colégio São Paulo da Cruz oferece turmas do Ensino Fundamental I, no período da tarde, das 13h10 às 17h40. E do Ensino Fundamental II, no período da manhã, das 7h10 às 11h30.
Excelência no Ensino – Excelência na formação do Cidadão
No CSPC, a excelência acadêmica caminha junto com a excelência humana. Nossos alunos são estimulados a desenvolverem habilidades socioemocionais, nos relacionamentos cotidianos. Tendo como base os valores de Solidariedade, Sustentabilidade, Ética e Justiça, nosso objetivo é formar cidadãos capazes, realizados profissionalmente e seres humanos preocupados com a sociedade.
O Ensino Fundamental I e II trabalha, portanto, a formação das crianças e pré-adolescentes, segundo o seu desenvolvimento e em diferentes áreas do saber, sem se descuidar da formação emocional.
Interdisciplinaridade
A equipe pedagógica do Colégio São Paulo da Cruz, comprometida com a qualidade acadêmica e a formação humana, faz recorrentemente uma indagação: “Que outras estratégias pedagógicas podemos adotar para que os nossos alunos aprendam cada vez mais obtendo, assim, resultados gradativamente melhores?” Encontramos a resposta na rotina que oferecemos aos nossos alunos.
No Ensino Fundamental II, por exemplo, tem sido desenvolvido um trabalho alinhando não só a teoria a prática. Mas também o emprego da tecnologia e a inserção das competências socioemocionais da BNCC. Essa metodologia valoriza, não só a interdisciplinaridade como um importante caminho para a produção do conhecimento, como também estimula a criatividade. Além de favorecer a construção de uma mentalidade autônoma, responsável e comprometida com o bem comum e o protagonismo juvenil.
Esses propósitos são firmados tanto na rotina escolar através de práticas nos Laboratórios de Ciências da Natureza – sejam nas dependências do Colégio ou em Instituições de Ensino Superior -, dos campeonatos esportivos internos e externos e da produção de peças teatrais; ou conduzidos, por meio dos Projetos Interdisciplinares de Campo, em museus e instituições, viagens (intermunicipais e interestaduais) e visitas técnicas que se adequam aos programas de cada série, entre eles:
– Projeto Robótica;
– Práticas nos Laboratórios de Ciências da Natureza, do Colégio e de Instituições Superiores;
– Campeonatos esportivos, interno e externo;
– Projetos culturais, como Fest Jovem, Mostra Literária e de Sustentabilidade, produção de peças teatrais;
– Projeto Viver;
– Projeto Solidário no Dispensário São Paulo da Cruz (6º ano)
– Projeto Solidário em creches (8º ano) e casas de repouso para idosos (7º ano);
– Projeto Anti-bullying.
– Museus e Instituições;
– Viagens (Serra do Caraça, Petrópolis, Angra dos Reis, Lagoa Santa, Ouro Preto etc)
E,para além disso, temos incentivado nossos alunos a participarem das Olimpíadas do Conhecimento. São elas a OBQJr. (Olimpíada Brasileira de Química Júnior) para o 9º ano e as OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) para todas as séries.
Um compromisso diário
Entendemos assim que a excelência acadêmica e a excelência humana, duas dimensões fundamentais da proposta educativa do Colégio são Paulo da Cruz, precisam ser buscadas cotidianamente. Por isso, o nosso compromisso com a escuta, o diálogo e a orientação aos professores, aos alunos e às famílias, tendo sempre como princípio, a confiança e a transparência nas relações.
“No Ensino Fundamental I, a leitura e a interpretação de texto ganham prioridade. Nosso ponto de partida é o Plano de Ensino, desenvolvido sob a perspectiva sociointeracionista, que possibilita a ressignificação dos conteúdos em todas as áreas do conhecimento. Para construir e dar significado às aprendizagens, optamos por projetos de pesquisa, oportunizando vivências dos alunos em espaços como museus, parques ecológicos, institutos tecnológicos, eventos literários, ambientais, entre outros”.
Patrícia Ferreira Alves, Coordenadora Pedagógica Educação Infantil e Ensino Fundamental I
“O Ensino Fundamental tem como diferencial a constante realização de projetos interdisciplinares, com foco no desenvolvimento do protagonismo juvenil e o olhar sistêmico diante do mundo e da vida. A harmonia dos projetos desperta nos alunos uma consciência global, de sustentabilidade, baseada no respeito às diferenças, no respeito e preservação ao bem público e privado. A inovação tecnológica está presente para trazer mais qualidade ao projeto pedagógico, como ferramentas capazes de otimizar o tempo, motivar os alunos e valorizar o trabalho dos professores.”
Elisabeth Alves da Silva, Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental II e Ensino Médio