Turmas do 7º conhecem Ouro Preto e a história do Brasil colonial

As turmas do 7º ano participaram de uma visita de campo em Ouro Preto na última quarta-feira. Elas passaram o dia na antiga capital mineira, onde tiveram a oportunidade de conhecer pontos de interesse histórico e cultural. O objetivo foi o de aprender um pouco mais sobre o período colonial brasileiro.

O projeto, que durou todo o dia, contou com o acompanhamento dos professores e de um guia especializado desde Belo Horizonte.

Em Ouro Preto, os alunos conheceram a Casa dos Contos – que estava sediando uma exposição de peças e objetos do período da escravidão. Visitaram o Museu da Inconfidência, na famosa Praça Tiradentes, que mantém acervo como os Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, mobiliário e utensílios de época e retratos imperiais. Eles também visitaram a Mina Palácio Velho e conheceram por dentro a belíssima Igreja de São Francisco de Assis.

O projeto de campo teve ainda caminhada pela cidade histórica, com seus casarões coloridos e bem cuidados, fontes e praças. Os alunos tiveram a oportunidade de almoçar juntos em um restaurante de comida e doces típicos mineiros. Ao final, visitaram a feira do artesanato, com suas peças e objetos feitos em pedra sabão.

Projeto de Campo Ouro Preto

O objetivo do projeto foi o de colocar os alunos em contato com um mundo realmente novo, antes existente muitas vezes só nas páginas dos livros didáticos. A proposta é tornar o aluno um agente de transformação do mundo ao seu redor. Ou seja, proporcionar a compreensão, problematização e vivência dos estudos realizados em sala de aula e a assimilação do conteúdo estudado.

Assim, os alunos do CSPC são incentivados a ter uma consciência crítica frente a preservação e conservação do patrimônio artístico/cultural brasileiro. Confira as fotos:

 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra