E dever da educação infantil incentivar o desenvolvimento do comportamento de leitores antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler. Quando a criança assume o papel do personagem, ela mergulha no mundo do faz de conta. A magia dos contos contagia a criança despertando-a pelo mundo imaginário.
O brincar, o faz de conta, trocar ideias, ilustrar, escolher o personagem que gostaria de representar, recontar e reviver a história, são ótimos recursos para criarmos situações de aprendizagens significativas para o aluno.
Sendo assim, a HORA DO CONTO – projeto com o Maternal III – teve o intuito de incentivar a leitura e proporcionar atividades envolvendo a imaginação e a criatividade. A proposta promoveu a interação dos alunos através de histórias contadas por eles.
O objetivo foi contribuir para a criação do gosto pela leitura, assim como para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo dos alunos. Proporcionando também o desenvolvimento da linguagem, da imaginação, da emoção, treinamento da memória, fixação e ampliação do vocabulário.
Com isso, os alunos:
- Descobriram o mundo da literatura;
- Despertaram o gosto pelas histórias;
- Expressaram-se oralmente;
- Compreenderam-se como personagem da história;
- Dramatizaram histórias através da interpretação de personagens;
- Tiveram momentos de expor suas ideias e suas preferências;
- Desenvolveram a atenção e o raciocínio;
- Estimularam o imaginário;
- Utilizaram histórias como estratégias de socialização e aprendizagem.
Confira as fotos dos alunos caracterizados como os personagens: