Você já ouviu falara em Biblioterapia? Não?! Pois os alunos do Colégio São Paulo da Cruz, sim! Não só ouviram falar, como participam de momentos de Biblioterapia, mensalmente, desde o ano passado. 📚💭💬❤️
Originalmente, como o próprio nome sugere, a Biblioterapia é uma terapia pautada na utilização dos livros como principal elemento. O primeiro registro sobre a modalidade terapêutica aconteceu há cerca de 100 anos pelo americano Samuel Mcchord Crothers.
Entretanto, no Brasil, a Biblioterapia chegou em 1975, através de um artigo de Ângela Maria Lima Ratton, bibliotecária, estudante de Psicologia e ex-professora de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais.
No CSPC, as ações são ministradas pela bibliotecária Marina Antonieta e a Professora Fernanda Flores, que não são terapeutas, mas buscam estimular emoções e reflexões, aliviar angústias e promover um espaço de escuta sensível e empática entre os participantes, contribuindo para o exercício de novas perspectivas sobre o outro e o mundo.
Com o apoio de textos literários, músicas, dinâmicas e espaço de fala, os momentos acontecem na biblioteca da escola e rendem preciosas manifestações dos sentimentos e as emoções ficam, normalmente, à flor da pele. São muitos os retornos positivos dessa ação, que fazem-nos acreditar no sucesso e na importância da Biblioterapia no Colégio.
Confira no vídeo o desenvolvimento da Biblioterapia com os 6º e 9º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais.