Com o objetivo de compartilhar com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Paulo da Cruz a riqueza da linguagem presente nas narrativas de dois grandes ícones da literatura brasileira, os alunos apresentaram trabalhos sobre as obras Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós, e Contos de Machado de Assis, ilustrados por Maurício Veneza.
A proposta do professor de Língua Portuguesa, Christian Catão, foi fazer com que, por meio da leitura dos textos, os alunos ampliassem a compreensão do fenômeno literário e da cultura de um povo. Na apresentação dos trabalhos, foram promovidos debates em que eles discorreram sobre os temas presentes em cada livro. Com isso, foram criadas condições para que haja um conhecimento crítico da literatura e de sua história. “É fundamental que o aluno do 9º ano analise, interprete e saiba aplicar os recursos expressivos da linguagem literária, relacionando textos com seus contextos, função e organização das manifestações culturais de cada obra, de acordo com as condições de produção de recepção”, explica o professor.
Na sala, por meio de apresentações criadas em power point, os alunos analisaram os principais aspectos das obras, tais como a linguagem, estrutura, conteúdo, personagens principais, dentre outros aspectos relevantes apresentados nos livros selecionados para leitura na 1ª etapa. Entre os contos de Machado de Assis, destaque para Conto de escola, Um apólogo e O dicionário.
De acordo com o aluno Henrique Silva Castro, a leitura das obras permitiu que ele ampliasse o seu repertório de palavras, além de fazer com que tivesse contato com a realidade presente no interior. “Na obra Por Parte de Pai, é interessante notar o ar bucólico da pequena Papagaios, cidade do interior mineiro onde as crianças brincam nas ruas e todos se conhecem. Aqui em Belo Horizonte é muito diferente”, comenta.
Em relação aos Contos de Machado de Assis, os alunos consideraram a linguagem do escritor difícil e rebuscada. Mas, por outro lado, o professor de Língua Portuguesa, Christian Catão, destaca a importância de se trabalhar com este tipo de linguagem já no 9º ano. “Trabalhar com textos de Machado de Assis no ensino fundamental II não é muito comum. A maioria dos professores acredita ser inviável, pois considera a linguagem do autor difícil e muito refinada. Sem contar os enredos, antigos demais para agradar os pequenos leitores.
Todavia, é importante destacar que a obra machadiana é extensa e com conteúdos perfeitamente compreensíveis para esta faixa etária. Autores como ele tem um papel muito importante na formação de leitores literários e devem ser apresentados desde os primeiros anos do ensino Fundamental”, analisa.
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