Pesquisar
Close this search box.

Alunos esclarecem dúvidas sobre sexualidade

             Alunos das turmas de 5º ano do EF participaram, neste mês de maio, do encontro “Sexo e Sexualidade”, que fez parte da proposta abordada em Ciências, sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino.

A atividade foi realizada pela psicóloga, sexóloga e educadora Cida Lopes. Desde 1991, ela realiza trabalhos sobre o tema, com diversas publicações na área de literatura infanto-juvenil.

            De acordo com a educadora, a sexualidade desperta interesses e curiosidade não só nos adolescentes, mas também nas crianças. Para ela, muitas vezes o assunto é evitado pelos adultos, não por displicência, mas por não saberem como, quando e o que transmitir.

“A criança sente-se traída, porque sabe que os adultos têm o conhecimento, mas não entende porque negam a ela tais informações. É por tudo isso que parabenizo o Colégio São Paulo da Cruz, por sua iniciativa em abordar esse assunto de forma clara, direta e verdadeira, esclarecendo assim as dúvidas tão frequentes de seus alunos, em relação à sexualidade”, ressaltou Cida Lopes.

A palestrante interagiu com os alunos de diversas maneiras. Por meio de ilustrações educativas, eles conheceram melhor o corpo humano, puderam expor seus conhecimentos sobre o assunto e esclareceram muitas dúvidas.

Cida Lopes destacou que a educação sexual não serve apenas para tratar de métodos contraceptivos ou alertar sobre as doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a sexóloga, apresentar o tema aos adolescentes é fundamental para o desenvolvimento intelectual deles.

          “Esse conhecimento ajuda a formar o aluno para que, norteado pela ética, vivencie a própria sexualidade com responsabilidade e prazer, preservando a própria vida. Quando aprendemos sobre nossa sexualidade, aprendemos muito sobre nós mesmos”, finalizou.

 


 

 

{gallery}/2013/cida{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

📣 #CSPCnaMídia 📣

Nossa bibliotecária Marina Ferreira foi destaque na matéria do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-6) pelo