O Programa de Orientação Profissional do Colégio São Paulo da Cruz realizou o primeiro, de dois encontros vocacionais, entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio e o psicólogo clínico, Mário Sérgio de Souza, em 16 de maio. O segundo encontro será em 6 de junho.
Desenvolvido especialmente para os estudantes que participarão de processos seletivos das universidades, o Programa oferece, além da orientação médica personalizada, visitas às faculdades de interesse, informações e treinamentos constantes sobre os vestibulares.
De acordo com a coordenadora pedagógica Elisabeth Alves, decisões sobre futuro acadêmico e profissional implicam em aumento de conflitos. “Os jovens se veem diante de algo novo e, para encarar estes novos desafios sem angústia e ansiedade, a orientação profissional é essencial”, explicou.
Nesse primeiro encontro, o psicólogo Mário Sérgio realizou diversas dinâmicas com os estudantes. Em processo de investigação, escuta e diálogo, ouviu dos alunos dúvidas, temores, mitos e crenças que se apresentam diante das opções disponíveis.
“Os alunos foram educados e participativos, demonstrando muito interesse no processo. Com esses dois encontros, eles terão oportunidade de pensar nas múltiplas possibilidades de sua escolha profissional, delineando sua área de interesse”, afirmou.
Com a palavra… Os alunos:
“Participar do Programa de Orientação Profissional está sendo muito bom. Interagimos com pessoas que têm grande bagagem profissional e que estão aptas a nos auxiliar em nossa caminhada para um bom futuro. O programa abre nossos olhos para novos caminhos e conhecimentos sobre o mercado de trabalho”.
João Victor Costa Silva, 17 anos.
“Neste ano, de muitas dúvidas e preocupações sobre o nosso futuro profissional, o Programa tem grande importância para ampliar meus conhecimentos. As atividades, até agora realizadas, trouxeram diversos benefícios e se mostraram muito importantes, superando minhas expectativas”.
Vanessa Cristina Las Casas, 17 anos.
“O Programa permite expor nossas dúvidas e opiniões, apresenta possibilidades de cursos, informações, abordando a importância da felicidade e da superação de cada um, na construção do profissional qualificado, produtivo e cidadão”.
Maria Alice de Freitas Lopes, 17 anos.
{gallery}/2013/profissional{/gallery}