Festa no céu: mistura de diversão e aprendizado encanta estudantes

          O projeto Festa no Céu, que inclui oficinas pedagógicas para crianças e adolescentes, esteve no Colégio São Paulo da Cruz entre os dias 7 e 14 de novembro, desenvolvendo atividades junto às quatro turmas de 2º ano do Ensino Fundamental I.

            A arte-educadora Cristina Barbosa e a atriz de teatro Nívia Godinho realizaram a oficina Dobraduras e Literaturas, que encantou alunos e professoras, com apresentações lúdicas e divertidas.

            Durante a atividade, os estudantes se envolveram com a contação de histórias, principalmente pela representação marcante das convidadas. Alguns se emocionaram com os poemas e mensagens dos contos.

Em seguida, os alunos participaram da produção de origamis, com a técnica sendo ensinada passo a passo. Ao final da atividade, todas as dobraduras foram ligadas por um barbante com trechos dos poemas, histórias e mensagens pessoais. Em círculo, cada criança segurou uma parte do cordão e foi convidada a refletir sobre a necessidade de “dar asas à imaginação, à criatividade e deixar que elas contagiem outras pessoas por meio da arte”, explicou Cristina Barbosa.

Pedro Augusto de Paula Ferreira dos Santos Souza, do 2º ano SR, disse que se divertiu e aprendeu muito com o projeto. “As atrizes são engraçadas e fizeram com que todos os colegas participassem das brincadeiras. Gostei muito mesmo”, afirmou o estudante.

 

Valorização da Arte

            Cristina Barbosa destacou que, pelo envolvimento das crianças e das professoras do São Paulo da Cruz, é possível perceber que a arte é valorizada na escola. “O Colégio está de parabéns, uma vez que todos estavam atentos e entusiasmados, isso é maravilhoso. Queremos cultivar no coração de cada aluno a experiência da arte, para que eles se tornem adultos excepcionais”, finalizou a arte-educadora.

            De acordo com a monitora do Festa no Céu, Renata Cabral são atividades como as do projeto que mostram que é possível aliar educação de qualidade com propostas culturais. “Percebemos que o São Paulo da Cruz está preparado para que mais oficinas sejam realizadas no próximo ano e esperamos que isso se concretize. Desenvolver a criatividade e a sensibilidade dos estudantes é fundamental”, ressaltou.

            Na região do Barreiro, 10 escolas foram incluídas na programação de atividades do projeto nas áreas de literatura e narração de histórias. O Festa no Céu é realizado pela Aletria com apoio da V&M e do Governo de Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


{gallery}/2012/festanoceu{/gallery}

 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas