Conheça o jogo da Mancala

              Em muitos países africanos, as crianças brincam e aprendem com um jogo de estratégia feito com um tabuleiro e peças. Esse jogo foi criado pelos habitantes da Etiópia, na África, há, aproximadamente, mil e quinhentos anos.

               Atualmente, o jogo é conhecido por nomes diferentes em cada país africano: Kalah, bao ou oware. No Brasil, seu nome é Mancala.

             Para aprender a contagem, em Matemática, o trabalho em equipe e desenvolver o raciocínio lógico, os alunos das turmas de 2º ano fizeram seu próprio jogo utilizando materiais simples e se divertiram no pátio.

Veja como foi a brincadeira:

Materiais utilizados:

1 caixa de ovos (vazia)

36 grãos de feijão

2 copos de plástico.

Regras do jogo:

Cada jogador fica com seis covas da caixa. No início, coloca-se três grãos de feijão em cada cova e o copo do lado da mão direita.

Cada jogador escolhe uma cova do seu campo e distribui os três grãos por outras covas. Cada vez que passar pelo seu corpo, o jogador guarda um grão. Se o último cair no copo, o participante pode jogar novamente.

Se o último grão cair numa cova vazia, o participante pode tomar os grãos da cova que fica em frente à sua e guardá-los no seu copo.

O jogo termina quando um participante não tiver mais grãos nas covas e o vencedor é aquele que tiver mais grãos no copo.

 


{gallery}/2013/mancala{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas