Em muitos países africanos, as crianças brincam e aprendem com um jogo de estratégia feito com um tabuleiro e peças. Esse jogo foi criado pelos habitantes da Etiópia, na África, há, aproximadamente, mil e quinhentos anos.
Atualmente, o jogo é conhecido por nomes diferentes em cada país africano: Kalah, bao ou oware. No Brasil, seu nome é Mancala.
Para aprender a contagem, em Matemática, o trabalho em equipe e desenvolver o raciocínio lógico, os alunos das turmas de 2º ano fizeram seu próprio jogo utilizando materiais simples e se divertiram no pátio.
Veja como foi a brincadeira:
Materiais utilizados:
1 caixa de ovos (vazia)
36 grãos de feijão
2 copos de plástico.
Regras do jogo:
Cada jogador fica com seis covas da caixa. No início, coloca-se três grãos de feijão em cada cova e o copo do lado da mão direita.
Cada jogador escolhe uma cova do seu campo e distribui os três grãos por outras covas. Cada vez que passar pelo seu corpo, o jogador guarda um grão. Se o último cair no copo, o participante pode jogar novamente.
Se o último grão cair numa cova vazia, o participante pode tomar os grãos da cova que fica em frente à sua e guardá-los no seu copo.
O jogo termina quando um participante não tiver mais grãos nas covas e o vencedor é aquele que tiver mais grãos no copo.
{gallery}/2013/mancala{/gallery}