A leitura é um hábito que muitas pessoas desenvolvem desde a infância, geralmente inspiradas por alguém próximo, amante dos livros.
O Colégio São Paulo da Cruz realiza a Mostra Literária Passionista – culminância de Projetos Artísticos e Literários, envolvendo os alunos de toda a escola. No sábado, 6 de outubro, o evento foi realizado com as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Durante toda a manhã, diversos eventos envolveram pais, familiares e amigos dos estudantes, que se impressionaram com os trabalhos apresentados, referentes à culminâncias dos projetos desenvolvidos ao longo do ano.
A coordenadora pedagógica Janeth Ferreira destacou que os trabalhos apresentados nas Mostras Literárias são os que merecem maior atenção e investimento dos alunos e equipe. Os alunos demonstram que se reconhecem como autores das produções, abordam e esclarecem os percursos adotados no desenvolvimento dos projetos, interagem com o público com envolvimento, conhecimento e autonomia. Explica que o diálogo que a escola estabelece com os visitantes, nesse evento, enriquece, amplia as abordagens e legitima as aprendizagens dos alunos. O que mais me encanta, diz Janeth, é perceber a alegria dos alunos com o resultado de suas produções.
. O diretor geral do Colégio São Paulo da Cruz, Carlos Cotta, afirmou que todos os projetos desenvolvidos tiveram resultados de altíssimo nível, comprovando que o desenvolvimento está dentro ou superando as expectativas, para o que é esperado em cada faixa etária.
Referindo-se aos projetos Pequeno Escritor e Cartas para o Futuro, das turmas de 4º e 5º anos, respectivamente, Carlos Cotta se diz orgulhoso. “Sabemos que ter gosto pela leitura e pela produção de textos não é fácil e nossos alunos mostram que não só gostam, mas produzem trabalhos de qualidade, isso é muito gratificante.
Famílias satisfeitas
Bernadete Pinheiro Lima, mãe da Victória, do 5º ano, disse que desde o primeiro instante a filha se envolveu com a realização do projeto Cartas para o Futuro. “Tudo o que ela escreveu é o que realmente acredita e sonha. Esse é um trabalho para ser mostrado para toda a família e amigos”, destacou.
Maria Inês Corrêa de Souza Pires, mãe da Ana Clara, do 2º ano, afirmou que a Mostra “incentivou os alunos a gostar de ler livros e construir histórias”.
A mesma opinião têm as avós da aluna Bárbara Righi, do Maternal II. Andréa Righi e Bárbara Alkimin vieram juntas ver a apresentação da neta. “Mesmo tão nova, é possível perceber que ela se envolveu no desenvolvimento de todo o trabalho. Sabia nos contar a história e mostrar o que produziu. Ficamos muito orgulhosas”, ressaltou Andréa.
Confira abaixo um pouco de cada projeto, e também as fotos:
Maternal II – Professoras Camila e Gabriela
Descobrindo o Mundo que nos cerca
Diversas dinâmicas foram desenvolvidas para incentivar a linguagem e expressar sentimentos, desejos, vontades, curiosidades e novas descobertas. Dessa maneira, as crianças interagem entre si e brincam simbolicamente, construindo conceitos importantes para o seu amadurecimento e desenvolvimento da autonomia e identidade.
Maternal III – Professoras Isabela, Juliana e Valéria
A Hora do Conto
Um projeto divertido e pedagógico para incentivar o desenvolvimento do comportamento de leitores antes mesmo de a turma aprender a ler formalmente. Quando a criança assume o papel do personagem, ela mergulha no mundo do faz de conta e a magia dos contos contagia-a, pelo mundo imaginário. O brincar, o faz de conta, trocar ideias, ilustrar, escolher o personagem que gostaria de representar, recontar e reviver a história, são ótimos recursos para criarmos situações de aprendizagens significativas para o aluno. Por isso a Hora do Conto foi escolhida, por fomentar a imaginação e a criatividade.
1º Período – Professoras Alessandra e Andréia
Mala Mágica – Um incentivo à Leitura
“Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, dá vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis”.
As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
2º Período – Professoras Adriana, Crhicia e Soraya
Animais da Fauna Brasileira
Um projeto de conhecimento da Natureza e da Sociedade. Os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, proporcionando uma observação e análise das características dos animais, estimulando assim a curiosidade e a pesquisa.
O tema “Animais da Fauna Brasileira” é pertinente ao mundo natural em que a criança tem contato manifestando assim curiosidade e interesse. Os professores trabalham com diferentes tipos de materiais, como filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.
1º ano – Professoras Andréia, Cleide e Lígia
Grande Almanaque
Os alunos das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I pesquisaram sobre a fauna brasileira, durante a segunda etapa do programa pedagógico. A partir desse trabalho, eles elaboraram uma história sobre cada animal e espécie de planta pesquisados.
Assim, a criatividade de cada criança, unida o conhecimento adquirido no desenvolvimento do projeto resultou em uma linda exposição, que encantou os convidados.
2º ano – Professoras Beatriz, Mara, Pollyana e Thaciana
Doroteia e a Centopeia – autor Ana Maria Machado
O projeto literário foi desenvolvido com o objetivo de favorecer o contato livre e espontâneo com o livro Doroteia e a Centopeia, oportunizar momentos de contação de história e de integração familiar em torno da leitura; propiciar dramatizações, trabalhar a importância da felicidade e da alegria e valores como o amor, a sensibilidade e o respeito entre as pessoas.
3º ano – Professoras Brenda, Elen e Josiane
A Ararinha do Bico Torto – autor Walcyr Carrasco
Quem visitou a sala com a culminância do projeto do 3º ano se impressionou. Muito bem contextualizada, todos pareciam estar em meio à floresta. Este projeto foi desenvolvido para oportunizar a reflexão sobre a diversidade entre as pessoas, e ensinamentos retratados no livro, com foco em valores como a amizade, o respeito e a solidariedade.
4º ano – Professoras Juliana, Ranez, Kênia e Viviane
Projeto Pequeno Escritor
“O que é preciso para escrever uma história”? Foi a partir dessa indagação que os estudantes das turmas de 4º ano desenvolveram o projeto Pequeno Escritor, com o intuito de formar leitores competentes e, consequentemente, escritores.
A ideia para a produção das histórias foi apresentada aos 98 alunos como fruto de um processo de criação, desenvolvimento e produção, que envolveu várias etapas e contou com inúmeros aspectos explorados.
As histórias produzidas tiveram como tema as relações interpessoais, que foram exploradas de forma interdisciplinar pelas professoras, com a participação da Agente Pedagógica da Edelbra, Patrícia Fagundes, dos técnicos de Informática e da Bibliotecária da Escola.
Diversas atividades para as produções foram realizadas para motivar a realização do trabalho com as turmas: filmes, dinâmicas, textos informativos e literários, imagens, músicas, conversas, debates e palestras.
Com a apresentação das imagens do livro, cada aluno escreveu a sua história em sala de aula, baseando-se nos aspectos trabalhados, dando asas à sua criatividade, imaginação e interpretação pessoal dos cartazes.
Para concluir o trabalho, as professoras fizeram a revisão ortográfica e gramatical dos textos. A digitação obedeceu ao espaço e número de caracteres determinados em cada página, pela Editora Edelbra, que reproduziu os livros no Rio Grande do Sul.
A manhã de autógrafos foi um sucesso!
5º ano – Professoras Flávia, Kátia, Sônia e Suélen
Cartas para o Futuro
Ler e escrever são conquistas importantíssimas na vida de uma criança, é um certificado de autonomia, de autoconfiança. Mas para que os alunos sigam desenvolvendo seu potencial de escrever é preciso um estímulo contínuo e de qualidade, capaz de competir com os inúmeros recursos da mídia e da comunicação.
O projeto Cartas para o Futuro retrata os reais sentimentos dos estudantes das turmas de 5º ano, seus anseios, expectativas e buscas. Quatro alunos sorteados pelas professoras fizeram a leitura de suas cartas, foram cumprimentados pela equipe, aplaudidos por todos e presenteados pela animadora musical da festa, Paola. Cada aluno autografou a sua coletânea de textos, que teve a participação de todos os colegas da classe. A obra foi exibida, com orgulho, para amigos e familiares.
{gallery}/2012/mostra{/gallery}