Pesquisar
Close this search box.

Museu da Escola

        Alunos das turmas de 2º ano fizeram uma viagem ao tempo, ao conhecerem o Museu da Escola de Minas Gerais, que guarda a memória da educação do Estado, com ênfase no trabalho do professor e no seu fazer cotidiano.

            O acervo, de quase cinco mil peças, para resgatar e preservar a história da educação de Minas é constituído por mobiliários, objetos escolares, livros, cadernos, cartazes, cartilhas, mapoteca, manuais de ensino, fotografias, documentos textuais e arquivo de depoimentos orais.

De acordo com as professoras das turmas, estudar as transformações das escolas ao longo do tempo contribui para estabelecer relações entre as escolas antigas e atuais identificando semelhanças e diferenças.

Os estudantes foram orientados por uma monitora que explicou todo o contexto da história escolar. Os materiais antigos chamaram a atenção das crianças como, por exemplo, a pena ou a caneta tinteiro, o quadro negro, o tablado, entre outros.

Um dos objetos que mais causou espanto, segundo as professoras, foi o laço de pano. Acessório obrigatório nos uniformes femininos e masculinos, décadas atrás, e que significava o status que a família possuía na sociedade: quanto maior o laço mais poder aquisitivo a família tinha.

Confira as fotos desta visita:

 


 

{gallery}/2013/escola{/gallery}

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire.

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩