Pesquisar
Close this search box.

Museu das Minas e do Metal

Para enriquecer os conteúdos apresentados aos alunos em sala de aula, as turmas de 4º ano do Ensino Fundamental I fizeram uma visita ao Museu das Minas e do Metal, no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O local abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas.

O museu utiliza, de forma lúdica e criativa, da tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural.

Os estudantes viram de perto a marcante relação da história e das expressões culturais do Estado de Minas Gerais com a riqueza de suas minas e recursos naturais, uma identidade do Estado e do seu povo.

Associando a história à realidade atual, os alunos observaram também os processos de formação e desenvolvimento de nossa região, e as características das principais atividades econômicas como, por exemplo, a mineração e a metalurgia, assuntos amplamente abordados durante as aulas.

            Para Gabriela Pereira, aluna do 4º ano DG, a visita foi surpreendente. “O que eu achei mais interessante foi o Elevador das Minas. Ele dá a impressão de que realmente estamos descendo uma Mina antiga e me lembrei de coisas que estudamos em sala de aula, como escravidão e a busca pelo ouro”, recorda.

 


{gallery}/2012/metal{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩