Pesquisar
Close this search box.

Superior Geral dos Passionistas no mundo visita o Colégio

O padre Joaquim Rego, CP, novo Superior Geral dos Missionários Passionistas, visitou o Colégio São Paulo da Cruz, nos dias 19 (turno da manhã) e 20 de março (turno da tarde). Ele foi acolhido pelo diretor geral Carlos Cotta, que lhe mostrou as instalações, as obras de expansão e o apresentou às coordenadoras, professores e alunos. No teatro, padre Joaquim recebeu uma bonita homenagem, feita pelos alunos Ana Flávia e Luiz Eduardo, que cantaram para ele.

 

            Quatro alunos do 3º ano (Maria, Artur, Laura e Ygor) deram um depoimento, em inglês, sobre a qualidade de ensino do Colégio, o alto nível da equipe pedagógica e o prazer de estudar na instituição. Eles também entregaram ao padre Joaquim um caixa com algumas lembranças do Colégio. O superior geral fez questão de abraçá-los e agradecer a gentileza.

 

No turno da tarde, o Superior Passionista foi recebido com uma apresentação musical feita pelos alunos das turmas de 4º e 5º anos. Eles encenaram a canção Pai Nosso, do Padre Marcelo Rossi. Em seguida, no Teatro, a aluna do 5º LF, Giselle Dos Santos Braga, leu uma mensagem em nome de todos os alunos, ressaltando a qualidade do ensino e formação humana do Colégio.

 

Representando as professoras, Mara Beatriz Viana Laureano da Silva, professora das turmas de 5º ano, agradeceu a visita, destacando a satisfação das equipes de fazerem parte de um colégio passionista. Finalizando a homenagem, a professora Suélen Luz Braga, do 5º ano, entregou um presente ao padre Joaquim.

 

Antes de se despedir dos estudantes, o Superior Geral fez questão de cumprimentar a cada um dos alunos que participaram do encontro no Teatro.

 

Leia abaixo a entrevista concedida pelo padre Joaquim, 59 anos, que é natural de Yangon, Mianmar, na Birmânia.

 

Qual o motivo da visita do senhor ao Brasil?

Estou fazendo o que chamamos na Congregação de visita canônica. É algo formal que temos que fazer. É o momento que tenho para conhecer nossos irmãos, que compõem a congregação, saber como eles vivem essa vocação passionista e encorajá-los na sua vida e na sua missão.

 

Há mais de 50 anos que a Congregação Passionista fundou o Colégio São Paulo da Cruz, em Belo Horizonte, e tem outro também em Cariacica, no Espírito Santo. Que tipo de contribuição a Congregação pode dar para a educação no Brasil?

Na nossa congregação as escolas não são a principal atividade. Em algumas partes do mundo, nossas congregações têm escola, porém nós não somos professores. Nossa meta é a evangelização, ou seja, professar e difundir a palavra de Deus. Queremos que essa espiritualidade faça diferença na vida das pessoas, principalmente dos alunos. Essa é a nossa principal contribuição.

 

A Congregação Passionista está presente na comunidade do Barreiro, há mais de 60 anos, sendo muito querida pelas pessoas. O senhor teve oportunidade de sentir isso?

O tempo foi curto, mas no primeiro dia em que fui visitar o Santuário São Paulo da Cruz tive a oportunidade de conhecer os voluntários que lá atuam no Dispensário. Para mim, foi uma grande alegria ver essas pessoas trabalhando. O trabalho não pode ser só dentro da igreja, mas nossas preces devem se tornar efetivas dentro da comunidade, por meio de ações reais, especialmente para as pessoas que necessitam de ajuda, os mais pobres. Essa é a espiritualidade passionista em ação.

 

A Congregação Passionista no Brasil está preparando seu próximo Capítulo, a ser realizado em maio. Quais as principais deliberações a serem tomadas?

São três as entidades passionistas, duas oriundas da Itália e outra da Holanda. Agora, quase a totalidade delas é composta por padres passionistas brasileiros e, para dar mais força e qualidade ao trabalho dessas congregações, elas vão se juntar para formar um grupo só. Dessa maneira, poderemos dividir melhor os nossos recursos financeiros e de formação de pessoas. Esses foram os motivos para se fazer essa união. Algumas pessoas estavam um pouco receosas, mas no final das contas será muito bom para todos.


{gallery}/2014/rego{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩