Alunos recebem o sacramento do Crisma e confirmam sua fé

            O sacramento do Crisma é a confirmação recebida no Batismo, de continuar seguindo Jesus Cristo e praticando seus ensinamentos. No sábado, dia 26, um grupo de alunos do Colégio São Paulo da Cruz e a mãe de uma delas participaram da celebração e receberam o óleo do Crisma das mãos do celebrante e reitor do Santuário São Paulo da Cruz, padre Alex Favarato, CP, delegado do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O concelebrante foi o capelão do Colégio, padre Aurélio Miranda, CP, que coordenou a preparação dos crismandos.

            O religioso Daniel Rodrigues Barros, CP, que ajudou na preparação dos crismandos, foi o cerimoniário. Participaram da celebração o diretor geral do Colégio São Paulo da Cruz, Carlos Cotta; a orientadora educacional, Romilda Nascimento; e o professor de Ensino Religioso, Sidney Floriano, também da equipe de formação dos crismandos.

            Centenas de pais, familiares e amigos dos crismandos compareceram à celebração. Usando camisetas brancas, os alunos entraram na igreja acompanhados de seus padrinhos e madrinhas. Três deles fizeram as leituras bíblicas. O evangelho foi proclamado pelo padre Aurélio Miranda. Na sua homilia, padre Alex salientou que a celebração do Crisma é a festa do Espírito Santo. “Este sacramento confirma nossa caminhada de fé e nos leva a receber os dons e carismas do Espírito Santo”, assinalou o presidente da celebração.

            Os sete dons recebidos pelos crismados foram: fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor de Deus. Padre Alex discorreu sobre cada um deles e ressaltou que Deus nos ajuda a carregá-los e utilizá-los nos momentos certos.  “Todos sairão daqui melhores do que entraram e devem seguir o exemplo de São Pedro que, no dia de Pentecostes, conseguiu converter 5 mil pessoas com dez palavras”, ressaltou, lembrando que o testemunho deles, que são presenças vivas de fé, pode arrastar muita gente para seguir os ensinamentos de Jesus.

            Os crismandos acenderam velas no Círio Pascal, simbolizando a luz da fé na sua vida. O óleo do crisma, que representa a alegria, a força e a saúde,  foi ministrado por padre Alex na testa dos crismandos.  “Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo” (cf. II Cor 2,15). O efeito da confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes.

{gallery}/2016/crismacelebracao{/gallery}

 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas