Aula prepara visita ao Museu de Artes e Ofícios

No Museu de Artes e Ofícios os visitantes têm a oportunidade de conhecer máquinas e equipamentos que foram utilizados no trabalho profissional e doméstico dos brasileiros, há várias décadas. Os alunos dos 2º anos o visitam todo ano. Para motivá-los e antecipar algumas informações, o Museu desenvolve o projeto “Aula de Museu”, no qual profissionais da área de museologia vão até às escolas para conversar com os alunos antes da visita.

            O analista de mediação museológica Lívio Ramsés Ucrân de Oliveira esteve no Colégio São Paulo da Cruz, no dia 11 de setembro, para contar um pouco sobre o Museu de Artes e Ofícios. Segundo ele, o espaço foi fundado há quatro anos, na Praça da Estação, por iniciativa da empresária Ângela Gutierrez.

            A coleção de objetos e máquinas que compõem o acervo do Museu foi iniciada pelo pai da empresária, Flávio Gutierrez, que os via como arte. O acervo conta com cerca de 2,5 mil peças. Um vídeo sobre memória foi exibido e depois Lívio apresentou aos alunos algumas das peças do Museu. Todos se encantaram com uma máquina de cortar cabelo manual, um ferro de passar roupas à brasa e uma forma de queijo em formato de coração.

{gallery}/2017/aulademuseu{/gallery}

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas