Os alunos dos 7ºs anos resgataram uma história que valoriza a cultura africana, além de trazer o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural de nosso país.
Em uma atividade, eles tiveram que confeccionar Bonecas Abayomi – que originalmente foram criadas por escravas em navios negreiros, com panos das próprias vestes e tinham como finalidade, amenizar a dor das crianças durante a travessia do Atlântico.
Além de fazer as bonecas, foi proposto aos alunos uma ação em que eles distribuíram as bonecas para todos os funcionários, professores e outras turmas do colégio. Ao entregar cada lembrança, os alunos discorriam sobre a origem do brinquedo, significado e relevância deste resgate nos dias atuais.
A atividade teve uma importância ainda maior quando as turmas, ao distribuírem as Abayomi para o 3º ano do Ensino Médio, pediram para que estes levassem a mensagem positiva, de tolerância, respeito e empatia além dos muros do colégio.
Abayomi é uma palavra que tem origem iorubá e significa “aquele que traz felicidade ou alegria / encontro precioso”. A boneca é hoje um símbolo de resistência, tradição e poder feminino.
Confira as fotos: