Os alunos do Ensino Médio tiveram um momento de convivência com a equipe de Orientação Educacional do Colégio São Paulo da Cruz para a apresentação do ‘Perfil do Aluno Passionista’, práticas de combate ao bullying e também uma breve explicação sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2018.
Os participantes conheceram mais sobre os direitos e deveres dos alunos, uso de uniforme e o sistema de avaliação, entre outras coisas. Os estudantes também foram orientados a motivar uns aos outros, para que o convívio em grupo torne a escola um ambiente agradável e de aprendizado.
Durante todo o ano letivo as discussões sobre o bullying estarão presentes nas atividades escolares, reforçando sempre que esse tipo de agressão deve ser combatido diariamente. Professores e funcionários também são orientados constantemente.
Todos são motivados a criar relacionamentos saudáveis de tolerância às diferenças, generosidade e espírito de amizade. A escola acredita que esse é o momento para aprender ou reaprender com gestos e atitudes de compreensão, tolerância e harmonia, pautadas nos valores humanistas reconhecidos pela comunidade Passionista.
O que é o bullying
Bullying é um termo que tem origem na palavra inglesa bully, que significa brigão, valentão. No cotidiano traduzimos como atos de opressão e maus tratos que acontecem repetidamente com caráter intencional, seja presencial ou virtual (Cyberbullying). A Lei Federal nº 13.185/2015, que entrou em vigor em fevereiro/2016, reforça o combate à intimidação sistemática dessa prática. No site do Colégio existe uma área específica sobre o tema, para que as famílias possam consultar as normas e tirar dúvidas.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica, em conjunto com outras igrejas cristãs. Ela se inicia no período da quaresma e se estende ao longo do ano, trabalhando sempre um tema relevante a sociedade, objetivando sempre a solidariedade entre os fiéis.
Neste ano o tema em discussão é “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)“. A proposta é realizar ampla discussão sobre a questão da violência que assola o Brasil. Devemos sempre refletir sobre a violência, pois as vítimas são todos nossos irmãos.
{gallery}/2018/encontromedio{/gallery}