Na busca de um ensino diferenciado, as turmas do 7º Ano foram direcionadas pelo professor de História, Marcelo Simões, a utilizarem tecnologias digitais para estudar e conhecer as técnicas adotadas por artistas renascentistas, tendo como modelo inicial a famosa pintura “Escola de Atenas”, de Rafael (1509-1511), encomendada pelo Vaticano.
A obra demonstra como a filosofia e a vida intelectual da Grécia Antiga foram vistas ao final do Renascimento. Dessa forma, para desenvolver o senso estético, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, os alunos fizeram uma releitura do quadro renascentista. Cada aluno caracterizou-se de um personagem do quadro, e no conjunto formaram parcialmente o quadro de Rafael. Com o uso da tecnologia, fizeram uma remontagem do plano de fundo do mesmo. Assim, analisaram as expressões humanistas, a perspectiva, o antropocentrismo, a geometria e a intertextualidade renascentista.
Nesse sentido, puderam desenvolver as novas competências introduzidas pelo MEC, na BNCC – Base Nacional Curricular Comum. Com o uso das tecnologias digitais, os alunos passaram a valorizar e utilizar conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural.
Confira como ficou!