1º Ano participa de palestra Humanista

Quem é você? O que você quer fazer? Quais decisões você toma diariamente?

 

Foi assim que o professor de Filosofia, pós graduado em Temas Filosóficos pela UFMG, Magnus Bouchardet, provocou os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, durante a palestra “Relacionamento e Afetividade”. Dividida em dois dias, a palestra, ministrada no Teatro, abordou temas do Humanismo, dentro da matéria da professora Sandra Miranda, que coloca o ser humano como centro das questões, das decisões e ações.

O professor, que também é multiesportista e lifecoaching, apresentou diversos vídeos que abordam temas complexos do relacionamento humano, como o preconceito, o poder de superação, a importância da disciplina e a capacidade de se reconstruir a qualquer tempo, desde que se queira mudar o que ele chama de “mindset” – forma de pensar e encarar as coisas e assim determinar o nível de sucesso e qualidade dos relacionamentos.

 

Questões Humanistas

 

A apresentação, idealizada pela professora de literatura Sandra Miranda, teve como objetivo instigar os alunos a pensar sobre os propósitos da vida. No primeiro dia da palestra, os alunos escreveram anonimamente situações de embaraço e vergonha que já passaram na vida. A atividade foi importante para mostrar que ninguém é melhor do que ninguém, somos todos diferentes e todos temos nossas dificuldades. Já no segundo dia, os alunos foram convidados por Magnus a comparecerem vestidos com a roupa que mais se sentem bem. Muitos foram vestidos com roupas casuais e confortáveis, camisas de clubes de futebol, uniformes esportivos, pijama, bandeiras, camisetas de bandas e subiram ao palco para se apresentar.

Já os vídeos chamaram a atenção pelo impacto, como os do nadador Michael Phelps “Rule Yourself, da Under Armour”, do ciclista Ilson Jr, que ficou tetraplégico e voltou a andar, e do palestrante australiano Nick Vujicic, que não possui as pernas nem os braços e mostra que consegue fazer de tudo em “Sem braços? Sem pernas? Sem problemas!”, todos disponíveis no Youtube.

 

Considerações

 

Para Magnus Bouchardet, as palestras são uma forma de propor uma coisa nova, que promove uma reflexão a partir de um diálogo diferente. Ele, que foi convidado pela professora Sandra, gostou da troca que teve com os alunos do CSPC e diz que saiu daqui com aprendizados.

Os alunos aprovaram a iniciativa. Além de participarem ativamente, fizeram questão de elogiar o encontro. Para Anderson Luis Souza Belo, os vídeos motivacionais escolhidos foram muito bons e sempre funcionam para fazer a gente pensar: “Servem para plantar uma semente e com certeza muita gente aqui vai refletir”. Ana Clara Marçal disse que achou muito interessante ver e ouvir questões que já foram discutidas em sala de aula, mas de forma diferente. “Faz a gente repensar certos valores e ações”, conta.

A coordenadora Elisabeth Alves, que acompanhou as duas palestras, disse que considera importantes as atividades fora de sala, mas lembra que é ” a partir do que é dado em sala que surgem estas propostas. Um complementa o outro”. Já a professora Sandra citou a importância dos temas abordados na palestra, como se ter “atitude”, e a possibilidade dos alunos repensarem o que eles são capazes de ser e de fazer.

Confira as sete questões mais importantes da vida, na opinião do palestrante Magnus Bouchardet:

  • 1) Quem é você?
  • 2) O que você realmente deseja?
  • 3) Quais são os seus limites atualmente?
  • 4) Quais são os seus potenciais?
  • 5) Quais os seus melhores momentos da vida e por quê?
  • 6) Quais são os seus valores?
  • 7) Para o quê você tem dificuldades em dizer não?

 

Confira as fotos:

{gallery}/2018/Humanismo{/gallery}

 

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

PROJETO VIVER 2024

Esteja pronto para uma jornada emocionante! O Colégio São Paulo da Cruz tem a honra