EUREKA! CSPC – A Importância da Decomposição

EUREKA! CSPC 💡

Nesse novo espaço de postagens, você poderá conferir trabalhos super interessantes, importantes e que se destacam, com aquele ar especial de pesquisa, de descoberta e resultado.

E para começar, os alunos do 4º ano DS, da professora Sônia, descobriram a importância da decomposição durante as aulas de Ciências. Eles chegaram à conclusão que a compostagem é uma ótima solução para reduzir o volume de resíduos que são encaminhados para os aterros e geram mau cheiro.

A aluna Laura Mourão explicou e mostrou aos colegas como é feito a compostagem em sua casa.

Laura esclareceu que já faz algum tempo que seu pai resolveu fazer uma composteira. Ele fez uma pesquisa para saber como construí-la, utilizando os materiais que tinha em casa.

Laura explicou que a composteira é um equipamento muito prático, que seu pai reaproveita o lixo orgânico gerado em casa, transformando-o em um adubo muito rico em nutrientes chamado húmus, que pode ser utilizado nas plantas.

Além disso, o uso da composteira ajuda o meio ambiente, pois diminui o descarte de lixo nos aterros/lixões das cidades e também ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

A nossa composteira é formada por três caixas de plástico empilhadas, o lixo orgânico é colocado nas duas caixas de cima, junto com um pouco de terra e as minhocas, que são responsáveis por decompor o lixo orgânico em húmus. A caixa de baixo faz a coleta do chorume, que é o resíduo líquido da compostagem. O chorume também é um poderoso fertilizante.

“Eu acho bem legal usar a composteira, pois ajuda o planeta, e me divirto com meu pai. Quando o adubo está pronto, colocamos na horta e nas plantinhas da minha casa.” Aluna: Laura Mourão Amorim

#EurekaCSPC #Pesquisa #Descoberta #Decomposição #CSPC #CSPCBHZ #Barreiro #PaixãoPelaEducação

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Postagens Relacionadas