Pesquisar
Close this search box.

Dia do Vestibulando: preparando alunos para o futuro

Dia do Vestibulando

Você conhece o Dia do Vestibulando? Qual a importância dessa data tão específica para os estudantes que se preparam para sua vida profissional?

Significado do Dia do Vestibulando

Embora não se tenha total clareza de quando essa data começou oficialmente a ser celebrada, fato é que o Dia do Vestibulando representa o reconhecimento dos esforços dos estudantes que se dedicam às provas de vestibular. A data é celebrada todo dia 24 de maio no Brasil.

O primeiro vestibular do Brasil aconteceu em 1911. No início da educação superior do Brasil, apenas pessoas que pertenciam a grupos de elite tinham acesso à universidades e faculdades. Gradativamente, o acesso à educação superior começou a ser menos elitizado e oferecido para pessoas que atendessem aos critérios mínimos para ingresso, independentemente de sua classe social.

Vestibular: um momento de transição

O ingresso em uma instituição de ensino superior (IES) marca uma etapa importante na vida de jovens estudantes. Esse é o primeiro passo para sua carreira profissional e é também um momento de muito autodescobrimento.

Mas, antes de acertar na escolha do seu curso, é preciso mandar bem na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E o Dia do Vestibulando marca a importância dessa preparação que leva a um novo momento de vida.

Como o CSPC prepara os futuros vestibulandos

O preparatório do Colégio São Paulo da Cruz foca nas quatro áreas de conhecimento nas quais os alunos são testados: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Nossos alunos participam de exames preparatórios e simulados antes da prova oficial. Com isso, esperamos que os vestibulandos identifiquem seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria nos estudos, e possam direcionar seus esforços para as áreas de atenção.

As redações também são parte importante da preparação. Os alunos recebem feedback sobre sua capacidade dissertativa-argumentativa, e contam com a ajuda de professores para aperfeiçoar cada vez mais suas habilidades de escrita.

Cuidados com a saúde mental de vestibulandos

Além de todos esses aspectos técnicos no preparo para o ENEM, existe o aspecto emocional: fazer as provas de preparação ajuda a tirar um pouco da expectativa e ansiedade que, naturalmente, acontecem no ENEM.

Soma-se à essa preparação técnica o acolhimento e cuidado que o corpo docente do CSPC tem com nossos estudantes. Esse compromisso faz parte do propósito do Colégio, que é priorizar valores humanos e participar da educação dos alunos de forma completa.

A partir desse comprometimento, a coordenação pedagógica do Colégio (e, em especial, do ensino médio) se dedica a criar um ambiente de confiança e afeto entre alunos e professores. 

Importância de se preparar para o vestibular

É por meio do ENEM que a maioria das instituições de ensino superior (públicas, privadas e até estrangeiras) faz o processo seletivo para ingresso dos futuros alunos.

A nota do ENEM é um indicativo das chances do estudante ser qualificado para a IES que tem interesse: quanto maior a nota, mais altas as chances de o aluno estar qualificado para aquele curso.

Além disso, a nota do ENEM pode ser usada caso o estudante queira mudar de curso durante a graduação, pedir transferência da atual instituição de ensino, ou pleitear ingresso pelo Sisu, Fies ou ProUni em centros de ensino superior particulares.

O Dia do Vestibulando acontece em 24 de maio, mas nossa dedicação em preparar os alunos do CSPC para o ENEM acontece o ano todo! Acompanhe nossas novidades e fique de olho nas nossas programações especiais.

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩