Pesquisar
Close this search box.

Educação ambiental nas escolas: compromisso com o futuro de todos

educação ambiental nas escolas

Se o sucesso do nosso futuro começa com as escolhas feitas no presente, a educação ambiental nas escolas não pode ser um assunto deixado de lado.

O Colégio São Paulo da Cruz tem a responsabilidade de agregar esse tema ao currículo humano e técnico dos nossos alunos; por isso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre como essas iniciativas acontecem.

O valor da educação ambiental nas escolas

Cuidar do meio ambiente é um compromisso social, porque tem a ver com cidadania. Tudo começa por hábitos básicos, como não jogar lixo na rua e aprender a preservar recursos naturais, como água. Somente esses dois hábitos, quando devidamente cumpridos, já causam impacto positivo nas cidades onde moramos.

O plano de trazer a discussão sobre educação ambiental para a sala de aula também pode significar futuro profissional. Afinal de contas, profissões como agronomia, geologia, e outras áreas das ciências biológicas e humanas estão diretamente relacionadas aos assuntos envolvendo sustentabilidade. Ter essas conversas em sala de aula é um primeiro passo para inspirar essas escolhas.

Impactos da educação ambiental

Conscientização

A depender da sua idade, ou mesmo da de sua família, muitos alunos podem não se lembrar de ocasiões de racionamento de luz e água que já aconteceram no Brasil. Mas é importante contextualizar a educação ambiental e o compromisso com a sustentabilidade com esses acontecimentos que já fizeram parte da história do nosso país.

Não apenas pelo fator histórico, mas também porque esses problemas podem voltar a acontecer novamente, e de forma drástica – não apenas nas cidades em que vivem, mas no mundo todo.

Responsabilidade e resgate

Alunos que levam a educação ambiental a sério são munidos de conhecimento sobre os impactos climáticos que o mundo enfrenta e do que precisa ser feito para contornar esses efeitos.

Tão importante quanto entender o que está acontecendo, e quais os contextos que levaram a isso, é entender qual o papel (individual e coletivo) para evitar que agravamento desses cenários.

Mudança de hábitos

O Colégio se preocupa em incentivar mudanças sutis, mas de grande valor, aos nossos alunos.

Para isso, é discutido em sala de aula o valor dos recursos naturais e as iniciativas de pequena escala para remediar esses impactos negativos da poluição, aquecimento climático e mais.

Tanto nas salas de aula, quanto nos projetos pedagógicos extras, são discutidas atitudes sustentáveis como:

  • Fazer o descarte correto em coletas seletivas;
  • Repensar o consumo de água e energia, fazendo o máximo para economizar esses recursos;
  • Fazer escolhas saudáveis de alimentação, priorizando alimentos frescos e/ou orgânicos;
  • Identificar e valorizar meios de produção sustentáveis.

Iniciativas sustentáveis no Colégio São Paulo da Cruz

Como parte do nosso projeto pedagógico, tanto a formação acadêmica quanto a humana dos nossos alunos são indissociáveis.

O CSPC acredita em formar cidadãos conscientes, responsáveis, que façam sua parte na construção de um futuro melhor e sustentável – e que, também, inspirem seus familiares a aderirem à causa.

Projeto Viver

Anualmente, o Colégio realiza o Projeto Viver. O evento tem o objetivo de educar alunos sobre assuntos de impacto social e ambiental por meio de palestras e apresentações. Na ocasião, também incentivamos doações para causas sociais – com isso, trabalhando o valor da fraternidade para com seu próximo.

Espaço verde

Além disso, os alunos do Colégio aproveitam um espaço especial – que serve para aulas mais interativas, que dão um toque diferente à rotina de sala de aula: nosso “bosque” está cercado por grandes árvores e oferece aos alunos a perspectiva de qualidade de vida atrelada à preservação da natureza.

Descarte adequado e aproveitamento de recursos

Por fim, o Colégio ainda conta com outros empreendimentos de cunho sustentável: horta no Colégio; coleta de água pluvial; placas fotovoltaicas e lixeiras específicas para descarte adequado de sólidos.

Siga o Instagram do Colégio São Paulo da Cruz para acompanhar todas as nossas iniciativas sociais, incluindo as de educação ambiental.

Compartilhe esse artigo

Postagens Relacionadas

INGRESSOS ARRAIÁ DO CSPC

Estamos em junho! E o que todos aguardam ansiosamente neste mês? NOSSA FESTA JUNINA! 🔥🌽👒🪗🎵🌵🚩