Se o sucesso do nosso futuro começa com as escolhas feitas no presente, a educação ambiental nas escolas não pode ser um assunto deixado de lado.
O Colégio São Paulo da Cruz tem a responsabilidade de agregar esse tema ao currículo humano e técnico dos nossos alunos; por isso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre como essas iniciativas acontecem.
O valor da educação ambiental nas escolas
Cuidar do meio ambiente é um compromisso social, porque tem a ver com cidadania. Tudo começa por hábitos básicos, como não jogar lixo na rua e aprender a preservar recursos naturais, como água. Somente esses dois hábitos, quando devidamente cumpridos, já causam impacto positivo nas cidades onde moramos.
O plano de trazer a discussão sobre educação ambiental para a sala de aula também pode significar futuro profissional. Afinal de contas, profissões como agronomia, geologia, e outras áreas das ciências biológicas e humanas estão diretamente relacionadas aos assuntos envolvendo sustentabilidade. Ter essas conversas em sala de aula é um primeiro passo para inspirar essas escolhas.
Impactos da educação ambiental
Conscientização
A depender da sua idade, ou mesmo da de sua família, muitos alunos podem não se lembrar de ocasiões de racionamento de luz e água que já aconteceram no Brasil. Mas é importante contextualizar a educação ambiental e o compromisso com a sustentabilidade com esses acontecimentos que já fizeram parte da história do nosso país.
Não apenas pelo fator histórico, mas também porque esses problemas podem voltar a acontecer novamente, e de forma drástica – não apenas nas cidades em que vivem, mas no mundo todo.
Responsabilidade e resgate
Alunos que levam a educação ambiental a sério são munidos de conhecimento sobre os impactos climáticos que o mundo enfrenta e do que precisa ser feito para contornar esses efeitos.
Tão importante quanto entender o que está acontecendo, e quais os contextos que levaram a isso, é entender qual o papel (individual e coletivo) para evitar que agravamento desses cenários.
Mudança de hábitos
O Colégio se preocupa em incentivar mudanças sutis, mas de grande valor, aos nossos alunos.
Para isso, é discutido em sala de aula o valor dos recursos naturais e as iniciativas de pequena escala para remediar esses impactos negativos da poluição, aquecimento climático e mais.
Tanto nas salas de aula, quanto nos projetos pedagógicos extras, são discutidas atitudes sustentáveis como:
- Fazer o descarte correto em coletas seletivas;
- Repensar o consumo de água e energia, fazendo o máximo para economizar esses recursos;
- Fazer escolhas saudáveis de alimentação, priorizando alimentos frescos e/ou orgânicos;
- Identificar e valorizar meios de produção sustentáveis.
Iniciativas sustentáveis no Colégio São Paulo da Cruz
Como parte do nosso projeto pedagógico, tanto a formação acadêmica quanto a humana dos nossos alunos são indissociáveis.
O CSPC acredita em formar cidadãos conscientes, responsáveis, que façam sua parte na construção de um futuro melhor e sustentável – e que, também, inspirem seus familiares a aderirem à causa.
Projeto Viver
Anualmente, o Colégio realiza o Projeto Viver. O evento tem o objetivo de educar alunos sobre assuntos de impacto social e ambiental por meio de palestras e apresentações. Na ocasião, também incentivamos doações para causas sociais – com isso, trabalhando o valor da fraternidade para com seu próximo.
Espaço verde
Além disso, os alunos do Colégio aproveitam um espaço especial – que serve para aulas mais interativas, que dão um toque diferente à rotina de sala de aula: nosso “bosque” está cercado por grandes árvores e oferece aos alunos a perspectiva de qualidade de vida atrelada à preservação da natureza.
Descarte adequado e aproveitamento de recursos
Por fim, o Colégio ainda conta com outros empreendimentos de cunho sustentável: horta no Colégio; coleta de água pluvial; placas fotovoltaicas e lixeiras específicas para descarte adequado de sólidos.
Siga o Instagram do Colégio São Paulo da Cruz para acompanhar todas as nossas iniciativas sociais, incluindo as de educação ambiental.