Se você está no momento de fazer escolhas envolvendo seu futuro profissional (ou se preparando para esta etapa), ter o máximo de informação possível pode te ajudar a tomar a melhor decisão. Por isso, criamos um conteúdo totalmente voltado para explicar o que são ciências exatas e da terra, quais cursos integram essa área, e algumas profissões que derivam desse campo.
O que são ciências exatas e da terra
Ciências exatas e da terra são aquelas baseadas em padrões matemáticos, físicos e químicos para a realização de análises e formulações. Trata-se de identificar repetições ou elementos comuns que podem ser agrupados para levar a uma resposta.
Cursos mais conhecidos dentro das ciências exatas e da terra
Podemos desenhar uma espécie de segmentação dentro dessa área de conhecimento. Pela definição da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as ciências exatas e da terra compreendem as principais segmentações: matemática, estatística, ciências da computação, astronomia, física, química e geociências.
Cada uma dessas áreas de avaliação contempla diferentes campos de estudo e correspondem a diferentes cursos de ensino superior. Além disso, futuros profissionais desse segmento também podem optar entre seguir pelo caminho de bacharelado ou licenciatura.
Lógica e sistemas
Pessoas interessadas no curso de matemática, como você pode imaginar, vão estudar álgebra, geometria, lógica, teoria dos números, sistemas, equações, e muitos tipos de análise.
Nos estudos de estatística, o ensino é voltado para sistemas, análise de dados, análise de parâmetros, diferentes teorias e teoremas que são aplicados para solução de problemas.
O curso de ciência da computação inclui aprender sobre desenvolvimento de algoritmos, pesquisa em computação teórica, segurança cibernética e construção de software. Outros assuntos corriqueiros são arquitetura da informação, modelos analíticos, matemática da computação, lógica e semântica de programas.
Estudando recursos, elementos e processos naturais
No campo de conhecimento da astronomia, estuda-se sobre corpos celestes, desenvolvimento de modelos cosmológicos e observação astronômica. Os cursos de astronomia e astrofísica integram esse escopo.
No campo da física, os alunos estudam sobre as teorias da física geral e suas aplicações. Na química, os estudos se concentram nas áreas de estudo de compostos inorgânicos, pesquisa de novos materiais, aplicações industriais, pesquisa farmacêutica e análise de substâncias.
Por fim, o escopo de geologia é bem amplo, contemplando estudos em petrologia, sismologia, mineralogia, meteorologia, tipos de cartografia, oceanografia, e muito mais.
Mercado de trabalho e carreira em ciências exatas e da terra
Tradicionalmente, dizem que pessoas de Exatas são mais racionais, objetivas e lidam muito com números. Faz algum sentido, já que esses padrões de análise vão pedir muita concentração e cálculo! No entanto, isso não significa que as profissões de Exatas são menos instigantes que outras! Tudo depende do perfil de cada pessoa e da área de atuação, como você vê a seguir.
Recursos tecnológicos
Nos últimos anos, o mercado de exatas tem tido um crescimento bem significativo. Isso porque o setor de tecnologia tem revolucionado a forma como se trabalha, estuda, e até como nossas casas funcionam. Palavras como “inteligência artificial”, machine learning, smart home (e semelhantes como smartwatch, ou smartphone) e algoritmo têm feito mais parte da nossa vida.
O jeito de fazer todos esses recursos funcionarem é por meio de tecnologia, que é construída e escalada por meio de fórmulas, equações, e muita, mas muita análise de dados e números.
Conseguiu fazer a conexão com a área de ciências exatas?
Estudando a terra e o espaço
Em um contexto tão amplo quanto a forma de utilizar aparelhos e recursos tecnológicos do nosso dia a dia, estão também os estudos sobre os recursos naturais, astro e geofísicos. Isso é necessário para garantir que a exploração desses meios seja equilibrada, causando o mínimo de estrago no meio ambiente, mas sem deixar de extrair os elementos necessários para isso.
Um exemplo importante do trabalho que envolve ciências da terra é a mineração: essa área de negócio movimenta milhares de reais no país todos os anos, mas deve ser realizada de forma consciente para evitar desgastes excessivos e que trazem perdas graves – tanto ambientais, quanto culturais.
Ciências exatas e da terra e as profissões mais comuns
Os exemplos acima foram apenas algumas das profissões que as áreas de ciências exatas e da terra permitem explorar.
Confira, na lista, mais algumas alternativas que o mercado de trabalho oferece para esses setores.
Lembre-se, também, que diferentes empresas podem ter nomenclaturas diferentes para cada cargo. Quando estiver selecionando qual área profissional tem interesse, preocupe-se mais em entender a área de atuação e foque menos nos nomes!
Matemática
- Pesquisa e ensino acadêmico.
- Analista de dados: análise e interpretação de dados em empresas, bancos, e consultorias.
- Atuário: avaliação de riscos e previsões financeiras em seguradoras e fundos de pensão).
Probabilidade e Estatística
- Estatístico: coleta, análise e interpretação de dados em diversas indústrias, como saúde, finanças e pesquisa de mercado.
- Cientista de dados: análise de grandes volumes de dados para obter insights e orientar decisões empresariais.
- Analista de pesquisa operacional: uso de métodos estatísticos para ajudar a resolver problemas complexos em empresas e governos.
- Especialista em bioestatística: aplicação de métodos estatísticos em estudos biológicos e médicos.
Ciência da computação
- Desenvolvedor de software: criação e manutenção de aplicativos e sistemas de software.
- Engenheiro de software: desenvolvimento e manutenção de sistemas de software complexos.
- Cientista de dados: análise e interpretação de grandes conjuntos de dados para suportar decisões de negócios.
- Especialista em segurança da informação: proteção de sistemas e dados contra ameaças cibernéticas.
- Administrador de banco de dados: gerenciamento e manutenção de sistemas de bancos de dados.
Astronomia
- Astrônomo: pesquisa sobre corpos celestes e fenômenos espaciais em observatórios e instituições de pesquisa.
- Astrofísico: estudo da física do universo, incluindo a origem e evolução de estrelas, planetas e galáxias.
- Engenheiro aeroespacial: desenvolvimento de tecnologia para exploração espacial e satélites.
- Educador ou divulgador científico: educação e divulgação de conhecimentos sobre astronomia ao público.
Física
- Físico teórico: desenvolvimento de teorias e modelos para explicar fenômenos físicos.
- Físico experimental: condução de experimentos para testar teorias físicas e desenvolver novas tecnologias.
- Engenheiro Nuclear: aplicação dos princípios da física nuclear em energia e medicina.
- Físico Médico: aplicação de princípios físicos em diagnósticos e tratamentos médicos.
Química
- Químico: pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos químicos.
- Engenheiro Químico: design e operação de processos industriais químicos.
- Químico Forense: análise de evidências químicas em investigações criminais.
- Químico Ambiental: monitoramento e controle da poluição ambiental.
Geociências
- Geólogo: estudo da composição, estrutura e processos da Terra, incluindo exploração de recursos naturais.
- Geofísico: uso de métodos físicos para estudar o interior da Terra e localizar recursos naturais.
- Engenheiro de Petróleo: extração de petróleo e gás natural de depósitos subterrâneos.
- Hidrogeólogo: estudo da distribuição e movimento da água subterrânea.
- Cientista Ambiental: pesquisa e análise de questões ambientais para promover a sustentabilidade e conservação.
Estudar ciências exatas e da terra é para você?
Agora, você já conhece um pouco mais sobre essa área de conhecimento e possíveis carreiras. Resta saber se você teria sucesso neste segmento!
O tipo de estudo
A partir da leitura deste conteúdo, você deve ter percebido que ciências exatas e da terra são baseadas em muitos estudos envolvendo fórmulas, composições químicas, leis da física e da matemática, estudo de planetas… portanto, tem muito raciocínio lógico aplicado. Mas, para basear sua decisão sobre o que estudar e trabalhar, pense no valor que cada uma dessas possíveis profissões entrega.
Estilo de trabalho
Reflita sobre o jeito de trabalhar (a partir de análises e fórmulas) e a entrega que vem a partir desse trabalho. Pense, também, no seu perfil pessoal: você consegue se concentrar por bastante tempo e focar em cumprir uma tarefa? Ou combina mais com você estar em uma sala cheia de pessoas, participando de várias reuniões e passando menos tempo sozinho?
Como o trabalho de cálculo e análise demanda muito da primeira parte desse exemplo, leve isso em consideração quando estiver pensando na sua área de atuação.
E o foco em você!
Por fim, invista em estratégias de autoconhecimento e participe de eventos que mostram a realidade de várias áreas de atuação. No Colégio São Paulo da Cruz, organizamos o Programa de Orientação Profissional: por meio dele, alunos dos anos finais do ensino fundamental e também do ensino médio participam de mostras de profissões; palestras com profissionais de diversas áreas e cursos; oficinas sobre carreira, vocações e mercado de trabalho; e também sessões de relaxamento para controle da ansiedade no momento das provas.
Esse é nosso compromisso em fornecer recursos para que os alunos possam se aprofundar em uma das decisões mais significativas das suas vidas, e escolher o melhor caminho profissional para seu futuro.
Escolher uma carreira nas ciências exatas e da terra pode ser o primeiro passo para uma trajetória profissional repleta de desafios e realizações. Continue sua jornada em busca do seu futuro profissional e conte com a equipe pedagógica do CSPC para te acompanhar!
A seguir, confira também o conteúdo que preparamos sobre ciências humanas e explore todas as áreas de conhecimento disponíveis!