Preparar-se para o futuro envolve mais do que pensar na profissão, em qual cidade morar, ou nos planos de graduação. Nosso contexto social, no qual estamos cercados de tecnologia, significa que inovação vai ser sempre uma palavra de ordem. Nesse sentido, é fundamental entender o significado de educação 4.0 e como essa categoria impacta o futuro dos estudantes.
Entendendo o que a educação 4.0 significa
O termo é usado para representar a evolução atual no modo de ensinar e de aprender. Nessa abordagem, o uso da tecnologia não é um fim, mas um meio para promover um aprendizado mais ativo, personalizado e conectado ao mundo real. A educação 4.0 traz como princípio o poder transformador da tecnologia como aliada da educação.
É claro que a tecnologia já circundava o mundo dos jovens: não é de hoje que alunos usam a internet para fazer pesquisas, consomem diferentes conteúdos educativos em plataformas como YouTube, e usam as redes sociais para se relacionar com seus pares.
Acontece que a educação 4.0 coloca a evolução da tecnologia como uma certeza da qual não poderemos fugir: e acompanhar essa toada de inovações exige preparo dos alunos e das instituições de ensino.
Competências esperadas com a educação 4.0
Pode ser tentador pensar que integrar tecnologia e educação envolve meramente aprender a usar ferramentas tecnológicas modernas. No entanto, a educação 4.0 leva essa integração além.
Mais do que saber o que cada tecnologia é capaz de fazer ou como usá-las, a educação 4.0 prevê que os alunos desenvolvam habilidades que, aí sim aliadas à tecnologia, vão prepará-los para lidar com os desafios do futuro.
Algumas dessas competências são pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, colaboração, análise de dados e habilidades digitais.
A educação 4.0 e a necessidade de diferentes conexões
Desenvolver essas habilidades significa criar repertório para solucionar problemas complexos. Considerando o contexto mundial, no qual as decisões de uma comunidade impactam várias outras, espera-se que os jovens se preparem para saber navegar por essas águas agitadas.
Portanto, aproveitar a abordagem da educação 4.0 significa que os jovens vão crescer e chegar na vida adulta conhecendo os efeitos geoeconômicos e socioculturais de conflitos mundiais, devastação do meio ambiente, distribuição de riquezas, e tantos outros cenários cujos impactos afetam a vida de milhares de pessoas.
A tecnologia dentro da revolução da educação
Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, robótica, Big Data, machine learning, segurança de dados e programação: todos estes são conceitos muito conectados com os avanços tecnológicos, mas que também já fazem parte do nosso dia a dia. Nossos celulares e gadgets pessoais já utilizam esses recursos, mesmo que não saibamos.
Pode ser difícil prever quais outros recursos tecnológicos vão chegar no futuro: por isso, a educação 4.0 não foca em “adivinhar” qual a próxima tendência ou aparelho — mas, sim, em garantir que os alunos tenham preparo cognitivo e técnico para se informar e saber aproveitar essa próxima novidade da melhor forma possível.
Integrando a educação 4.0 à rotina da escola
No Colégio São Paulo da Cruz, buscamos trazer essas abordagens inovadoras para o dia a dia dos alunos.
Por isso, contamos com uma estrutura que inclui laboratórios de tecnologia, robótica e informática, além dos voltados para o estudo de Ciências.
Promovemos atividades extracurriculares que trabalham a expansão do senso de comunidade nos alunos — como as visitas à creche São Paulo da Cruz, em Barbacena.
Nossa programação escolar anual também inclui o Projeto Viver e as mostras culturais, onde os estudantes podem explorar seus lados criativos e exercitar a capacidade de trabalhar em equipe voltados a um objetivo comum.
Como pilar de todo esse investimento, temos nossa equipe pedagógica composta de profissionais sempre prontos para acolher, aconselhar e desenvolver os estudantes rumo ao seu futuro!
A educação 4.0 traz a expectativa de um futuro baseado em tecnologia, mas mais do que isso. Quando bem aplicada, espera-se ajudar a desenvolver as características que trabalham a resiliência e autoconfiança nos alunos, permitindo que eles sonhem alto com seu futuro e acreditem que podem chegar lá.
Próxima leitura inspirada em projetos futuros: aprenda como criar um plano de estudos para seu filho adolescente!